quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Orações



CREDO

Creio em Deus Pai todo-poderoso. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém 

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.

PAI NOSSO

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim com nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.  

AVE MARIA

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita seja vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém. 

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém

ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.   
Oremos:   
Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.  Amém  

ORAÇÃO DA MANHÃ

Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.  
Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito.  
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença.  
Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém

ÂNGELUS - ORAÇÃO DA TARDE (18:00H)
  
(também pode ser rezada de manhã e ao meio-dia)
- O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
    Ave Maria...
- Eis aqui a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
    Ave Maria...
- E o Verbo divino se fez carne.
R. E habitou entre nós.
    Ave Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos...Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça para que, conhecendo pela anunciação do anjo a encarnação de Vosso Filho, cheguemos por sua paixão e Cruz à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.
    Glória ao Pai...
ORAÇÃO DA NOITE

Boa noite Pai. Termina o dia e a ti entrego meu consaço.  
Obrigado por tudo e... perdão.  
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;  
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;  
Obrigado  também por isso que me fez sofrer...  
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação...  
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!  
Perdão, também, Senhor!  
Perdão por meu rosto carrancudo;  
Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto;  
Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;  
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria.  
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.  
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um initerrupto "sim" vivido conscientemente.  
Boa noite, Pai. Até, amanhã. 

ORAÇÃO DA PAZ

Amemos a doçura da paz, e voltemos à concórdia com toda a pureza e sinceridade do coração, imitando Aquele que tudo pacificou por seu Sangue, que é verdadeiramente a paz e que reconciliou consigo todas as coisas, "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas inteligências em Cristo Jesus nosso Senhor (Fl 4,7), a quem seja dada honra e glória, nos séculos dos séculos. Amém. 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Meu Deus, que profunda impressão deixou em minha alma o dia do meu casamento. Naquele dia cumpri o ato mais importante de minha vida.  
Lembro-me das disposições que tive e dos bons conselhos que recebi. Disse-nos o sacerdote que, daquela hora em diante, começava a nossa vida a dois, Juntos iríamos viver, juntos iríamos aperfeiçoando-nos um ao outro.  
No auge da felicidade tudo me parecia tão fácil. Fiz um programa maravilhoso para mim.  
Agora porém que se passaram ....... anos, como estou? Fui sempre fiel aos meus deveres? Ofusquei alguma vez a serenidade de nosso lar?  Contristei minha família que eu deseja tornar alegre e feliz?  
Senhor, perdoai as minhas falhas, dai-me força e maior constância nas resoluções tomadas, fazei renascer em mim a graça do sacramento do matrimônio, a fim de que, com renovado fervor corrija as minhas negligências e repare as faltas cometidas. Amém.  


[Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

ORAÇÃO PELO MARIDO E PELA ESPOSA

Deus, Pai de misericórdia, que, criando a mulher sujeita ao homem, mandastes que ele a tratasse como esposa e a considerasse sempre como parte de sim mesmo, suportando-lhes os defeitos, socorrendo-a  nas necessidades e completando-a nos seus limites, fazei que o meu marido seja sempre fiel aos seus deveres. Que ele seja sempre, com vossa graça, reto nos juízos, sóbrio nos conselhos, prudente nas deliberações, feliz nos empreendimentos, humilde na prosperidade, cumpridor de seus deveres, generoso em socorrer os outros. Afastai dele tudo o que possa demovê-lo do caminho da justiça e concedei-lhe os auxílios necessários para que ele não somente alcance a perfeição do seu estado, mas seja também para mim uma força e um estímulo para a minha santificação. E assim, juntos, alcancemos a felicidade do céu, Amém. 

ORAÇÃO PELOS FILHOS

Meu Deus, eu vos ofereço meus filhos; vós mos destes, eles vos pertencerão para sempre; eu os educo para vós e vos peço que os conserveis para a vossa glória.  

Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho. Que eles tenham força para agir contra o mal e que o movente de todos os seus atos seja sempre e unicamente o bem.  

Há tanta maldade nesse mundo, Senhor, e vós sabeis como somos fracos e como o mal, muitas vezes, nos fascina; mas vós estais conosco e eu coloco meus filhos sob a vossa proteção. Sede-lhe luz força e alegria nesta terra, Senhor, para que eles vivam por vós nesta terra e no céu, todos juntos, possamos gozar de vossa companhia para sempre. Amém. 

ORAÇÃO PELOS DOENTES

Ó meu Deus, vede esta pessoa doente diante de Vós. Ela vem pedir-vos o que deseja e o que considera como a coisa mais importante para si. Vós, ó meu Deus, fazei com que estas palavras penetrem em seu coração: 'O que é importante é a saúde da alma.'
Senhor, faça-se nela, em tudo, a Vossa vontade. Se desejais a cura dela, seja-lhe concedida a saúde. Mas, se for outra a Vossa vontade, que ela continue carregando sua cruz.
Peço-vos também por nós, intercessores dela; purificai nossos corações, tornando-nos dignos canais da Vossa santa misericórdia. Protegei-a e aliviai seus sofrimentos. Que se cumpra nela a Vossa santa vontade. Através dela, seja revelado o Vosso santo nome. Ajudai-a a carregar, com coragem, a sua cruz.

ORAÇÃO PARA PEDIR OS SETE DONS DO ESPÍRITOSANTO
Espírito Santo, concedei-me o dom da Sabedoria.Com ela, saberei viver dignamente. Sentirei gosto pelas coisas de Deus. E farei tudo de coração alegre, para ver os meus semelhantes sempre mais felizes, como eu mesmo quero ser feliz.
- Vinde, Espírito Santo !
Espírito Santo, concedei-me o dom do Discernimento. Com ele, poderei compreender sempre melhor a vossa Palavra em minha vida, na vida do meu próximo, na Bíblia e nos acontecimentos de cada dia. E assim viverei sempre de acordo com o vosso querer divino.- Vinde,...
Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho. Com ele, poderei encontrar a decisão certa no momento certo. E saberei também aconselhar, ajudando o meu próximo, não só com sugestões, mas principalmente com meu bom exemplo, com meu testemunho de vida cristã e com minha solidariedade. - Vinde,...
Espírito Santo, concedei-me o dom da Fortaleza.Com ele, não terei medo de nada: nem de ofensas, nem de sofrimentos. E terei forças para não desanimar no caminho que me leva para vós. - Vinde,...
Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência.Com ela , conhecerei sempre melhor os caminhos que me levam para vós. Não peço apenas ciência que passa, mas principalmente a consciência tranqüila de viver na fé, na esperança e na caridade. - Vinde,...
Espírito Santo, concedei-me o dom da Piedade.Aquela afeição filial diante do nosso Pai Celeste. Com esse dom, continuarei amando a Deus de todo o coração, com todas as minhas forças, com toda a minha inteligência, com toda a minha alegria, mesmo nos momentos de amargura e dor. E saberei amar e animar o meu próximo como a mim mesmo, com temor somente de ofender alguém, seja quem for. Porque vós nos tornastes filhos e filhas de Deus. - Vinde,...
Espírito Santo, concedei-me o dom do Temor de Deus.Assim, eu terei um só receio: o medo de ofendere e entristecer ao meu Pai Celeste. Assim temendo, como filho, ao meu Deus, eu nunca vou ofender ao meu próximo, imagem de Deus, e saberei perdoar sempre, exatamente como eu quero amar e ser perdoado. -Vinde,...
Vinde, Espírito Santo ! Enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. - E renovareis a face da terra.
OREMOS : Ó Deus, que iluminastes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, pelo mesmo Espírito, que apreciemos retamente todas as coisas e nos alegremos sempre de sua consolação.Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.

ORAÇÃO PARA PEDIR OS DOZE FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO
Divino Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho ! Hoje Venho pedir-vos, de coração aberto, os vossos Doze Frutos :
O fruto da caridade, que me faça amar a Deus de todo o coração e ao meu próximo como a mim mesmo.
O fruto da alegria, que me faça viver intimamente consolado, sem nunca desanimar, por mais que esteja sofrendo.
O fruto da paz, que me faça viver espiritualmente tranqüilo, ainda que esteja passando as maiores tribulações internas ou externas.
O fruto da paciência, que me ajude a sofrer qualquer coisa por amor a Deus.
O fruto da benignidade, que me faça solidário e amigo com todos que precisarem de mim.
O fruto da bondade, que me torne atenciosopara com todos , principalmente com os mais necessitados.
O fruto da longanimidade, que me faça esperar por momentos melhores com otimismo, sem ficar aflito.
O fruto da mansidão, que me faça suportar qualquer ofença, esquecimento ou ingratidão, sem perder a calma.
O fruto da , que me faça crer firmemente na vossa Palavra, revelada no Universo, na História, na Bíblia e na Igreja.
O fruto da modéstia, que me faça respeitar os outros, como espero ser respeitado, e mesmo que não me respeitem.
O fruto da pureza, que conserve o meu espírito sempre bom e inocente, sem maldade nem malícia.
O fruto da castidade, para que eu respeite o meu corpo e dos meus irmãos e irmãs, como templos sagrados onde vós quereis habitar para sempre, nesta e na outra vida.
Divino Espírito Santo, fazei que os vossos frutos cresçam em mim cada dia mais, para que eu possa contemplar eternamente, de corpo e alma, a vossa glória no Pai e no Filho Jesus. AMÉM.
                                                       Antes de ler a Bíblia

Jesus Mestre, envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as critaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém! 

                                                        Depois de ler a Bíblia

Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a Vós e ao Pai. Derramai sobre mim a abundânia do Espírito Santo! Que Ele me ilumine, guie e fortaleça no meu seguimento, porque sois o único caminho para o Pai. Fazei-me crescer no vosso amor, para que seja, como o apóstolo Paulo, testemunha viva do Vosso Evangelho. Com Maria, mãe, mestra e rainha dos apóstolos, que eu guarde Vossa Palavra, meditando-a em meu coração. Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário