Ordinário da Missa da ICAB






SEMINARISTA                                                                                                    
Ordinário da Missa ICAB
Na Santa Missa é o próprio Cristo que vem a nós.
Renove-se neste encontro de Luz!
"Olhai para Ele a fim de vos alegrardes,
E não se cobrir de vergonha o vosso rosto".
Sl. 33, 6.
ORDINÁRIO DA MISSA
PREPARAÇÃO AO PÉ DO ALTAR
Chegando ao plano do presbitério, faz GENUFLEXÃO. Sobe ao altar, colocando o cálice ao lado do Evangelho, para poder abrir o corporal. Depois de aberto, coloca o cálice no meio do corporal. Faz reverência à Cruz, vai ao lado da Epístola para abrir e marcar no missal a missa do dia. Depois volta ao meio do altar, faz nova reverência à Cruz em semi-círculo. Desce ao plano do presbitério e faz GENUFLEXÃO e dá início à missa, dizendo:
S. Em nome do Pai, do Filho + e do Espírito Santo.
T. Amém.
Junta as mãos no peito.
S. Subirei ao Altar de Deus.
T. Alegria da nossa juventude.
S. Irmãos, façamos a nossa confissão.
Inclina-se profundamente, dizendo:
S/T - Deus Pai todo Poderoso, na Vossa presença e perante o Vosso Filho e o Divino Espírito Santo, reconheço que pequei, muitas vezes, por pensamentos, palavras, obras e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha grande culpa.
Pai, já não sou digno de ser chamado Vosso filho.
Rogo, pois, à Bem-aventurada Virgem Maria, a São José, a São Miguel Arcanjo, aos Santos Apóstolos, a todos os Santos e a Vós
(vira-se para a esquerda) irmãos (vira-se para a direita) que supliqueis por mim ao Pai das Misericórdias. Senhor, sede-nos propício.
Ergue-se, continuando com as mãos juntas no peito.
S. O Deus de toda consolação e Pai das Misericórdias se compadeça de nós e nos conduza à Vida Eterna. Indulgência, (persigna-se) absolvição +, perdão e remissão de todas as nossas faltas, nos conceda o Senhor Onipotente e Misericordioso.
T. Amém.
S. Não me repilais, meu Pai, de Vossa presença e não retireis de mim o Vosso Divino Espírito.
T. Derramarei o meu espírito sobre toda carne.
S. Renovai em mim a alegria da Vossa Salvação.
T. E o meu espírito se alegrará em Vós.
Inclina-se profundamente, dizendo:
S. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. (Ergue-se)
T. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Eleva e une as mãos ao peito, dizendo:
S. Subirei ao Altar de Deus.
T. Alegria da nossa Juventude.
Sobe ao altar e fala a Deus por Jesus Cristo, inciando com o HINO A SANTÍSSIMA TRINDADE.
A MISSA DOS CATECÚMENOS
Elevando os braços e as mãos estendidas, diz:
S. Glória a Deus nas Alturas.
S/T. E paz na Terra aos homens de boa vontade. / Nós Vos louvamos. / Nós Vos bendizemos. / Nós Vos adoramos. / Nós Vos glorificamos. / Nós Vos damos graças, por Vossa grande glória. / Senhor Deus, / Rei do Céu, / Deus Pai Onipotente, / Senhor Unigênito, Filho de Deus, / Jesus Cristo, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, / Filho do Pai. / Vós, que tirais os pecados do mundo, / tende piedade de nós, / Vós, que tirais os pecados do mundo, / recebeis as nossas súplicas; / Vós, que estais sentado à direita do Pai, / tende piedade de nós, / porque só Vós sois o Santo, / Só Vós sois o Senhor, / Só Vós sois o Altíssimo, ó Jesus Cristo, (persigna-se) + com o Espírito Santo, / na Glória de Deus Pai. Amém.
Beija o Altar. Volta-se de mãos juntas para o povo e diz:
S. O Senhor esteja convosco.
T. E com o Vosso Espírito.
Vai para o lado da Epístola e lê no missal a oração do dia.
ORAÇÃO - ver no missal
S. OREMOS: (abre as mãos, palma contra palma)... Por Nosso Senhor Jesus Cristo (junta as mãos no peito) que convosco vive e reina, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
T. Amém.
EPÍSTOLA OU LEITURA - ver no missal.
Volta-se para o povo pela esquerda e lê a Epístola ou leitura do dia. No final da leitura diz:
S. Palavras do Deus Altíssimo.
T. Demos graças a Deus.
Volta-se para o Altar pela direita e lê, segurando a estante, o GRADUAL, TRATO, aleluia, ou Seqüência, segundo tempo litúrgico. Terminada a leitura, vai ao centro do Altar, e inclina-se com os dedos médios na borda do Altar e diz:
S. Adquiramos a fé pelos ouvidos (ergue-se)
T. Ouvindo a palavra de Cristo.
EVANGELHO - ver no missal.
Vai para o lado do Evangelho com as mãos juntas unidas ao peito e diz:
S. O Senhor esteja convosco.
T. E com o Vosso Espírito.
Coloca a mão esquerda sobre o missal e com a direita faz uma Cruz no missal dizendo:
S. Continuação + leva a mão esquerda ao peito e com a mão direita faz três cruzes: na testa, na boca e no peito dizendo: do Santo +, Evangelho +, segundo + São ....
T. Glória a Vós Senhor.
Volta-se para o povo pela direita e lê o Evangelho do dia, terminada a leitura diz:
S. Pela Leitura do Santo Evangelho (beija o Missal) sejam perdoadas as nossas faltas.
T. Louvor a Vós, ó Cristo.
Com a mão esquerda coloca o missal perto do corporal e depois com as mãos juntas ao peito, vai ao centro do Altar, diz:
S. Manifestemos a nossa fé, recitando o símbolo dos apóstolos:
Elevando os braços e as mãos estendidas, diz:
S. Creio em Deus Pai,
S/T. Todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, / um só seu Filho, Nosso Senhor, / o qual foi concebido do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; (Genuflexão) padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado, / desceu aos infernos, / ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, / subiu aos céus, / está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-Poderoso, / de onde há de vir a julgar os vivos, / e os mortos, / creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na Comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na Vida Eterna. Amém.
Beija o altar. Volta-se de mãos juntas para o povo e diz:
S. O Senhor esteja convosco.
T. E com o vosso espírito.
Volta-se par ao Altar, para dar início ao:
OFERTÓRIO:
 Retira o véu do cálice, dobra-o e o deixa no lado da Epístola. Coloca o cálice em cima do véu. Com a mão direita descobre o cálice, toma a Patena com a hóstia e com as duas mãos eleva-a à altura dos olhos, e diz,
OFERECIMENTO DO PÃO:
S. Nós Vos oferecemos, Deus Misericordioso, em nome de Vosso Filho Unigênito, este Pão Imaculado, a fim de que se torne para nós (traça o sinal da Cruz com a patena sobre o corporal) o Corpo + de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Deposita a hóstia sobre o corporal e a patena a coloca no lado direito sob o corporal).
T. Receba, ó Senhor, de tuas mãos, a nossa humilde oferta e, aceitando-a benignamente, Vos digneis de nos nutrir com o Corpo de Vosso Divino Filho.
Toma o cálice, vai ao lado da Epístola, limpa-o e coloca o vinho e uma gota de água dizendo:
S. Bom Deus, que maravilhosamente Vos dignastes de tomar a natureza humana, pela união misteriosa da mesma, à Pessoa de Vosso Verbo Eterno, concedei que, (abençoa a água) por esta mistura da ÁGUA + E VINHO, (derrama uma gota de água no vinho) nos tornemos participantes da divindade do mesmo que se dignou de assumir a nossa natureza, fazendo-se nosso irmão.
T. Para sermos membros vivos se Seu Corpo Místico.
Com o sanguíneo limpa a borda do cálice. Coloca o sanguíneo em cima da Patena. Deixa o cálice em cima do véu. Com as mãos juntas vai ao meio do Altar. Com a mão direita toma o cálice e com as duas eleva-o à altura dos olhos e diz:
OFERECIMENTO DO CÁLICE:
S. Nós Vos oferecemos, ó Pai, este cálice e Vos rogamos humildemente que o aceiteis, mudando a substância deste vinho (traça o sinal da Cruz com o cálice sobre o corporal) no Sangue de + Vosso Divino Filho. (deposita o cálice no centro do corporal e cobre-o).
T. Senhor, Vosso Filho, Jesus Cristo, nos salvou pelo seu precioso Sangue.
INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
S. Vinde, ó Santificador onipotente, Deus eterno, e abençoai este sacrifício preparado para o vosso santo Nome.
INCENSAÇÃO: nas missas solenes incensa-se as oferendas e o altar. O sacerdote benze o incenso, dizendo:
"Pela intercessão do bem-aventurado Miguel Arcanjo, que está à direita do altar do incenso, e de todos os seus escolhidos, digne-se o Senhor abençoar este incenso e recebê-lo em suave odor. Pelo Cristo, Nosso Senhor. Amém".
O Sacerdote incensa as duas oferendas, dizendo:
"Suba, Senhor, à Vossa Presença, este incenso que abençoastes, e desça sobre nós a vossa misericórdia".
Em seguida, incensa o crucifixo e todo o altar:
"Eleve-se, Senhor, a minha oração como incenso à Vossa Presença, e elevem-se as minhas orações como sacrifício vespertino. Ponde, Senhor, uma guarda à minha boca e uma porta aos meus lábios. Assim o meu coração não se inclinará para o mal, nem procurará pretextos para poder pecar".
O Sacerdote entrega o turíbulo ao diácono, e diz a oração:
"Acenda, o Senhor, em nós, o fogo do seu amor e a chama da Eterna Caridade. Amém".
ABLUÇÃO DAS MÃOS
Faz reverência à Cruz e com as mãos juntas vai ao lado da Epístola e lava-as dizendo:
S. Lavo as minhas mãos entre os inocentes e me acerco do Vosso Altar, ó Senhor, para ouvir o cântico dos Vossos Louvores e proclamar as Vossas Maravilhas. Senhor, amo a beleza da Vossa Casa e o lugar onde se manifesta a Vossa Glória. (termina de enxugar as mãos e fica em frente ao altar e continua rezando a oração do lavabo). Não permitais, ó Deus, que a minha alma se perca com os ímpios, nem a minha vida com os homens sanguinários. (Faz reverência à Cruz e diz) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
OFERECIMENTO À SANTÍSSIMA TRINDADE:
Recebei, ó Trindade Santa, esta oblação que Vos oferecemos em memória da Paixão, da Ressurreição e da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e em honra da bem-aventurada Virgem Maria, de Miguel Arcanjo, de todos os Santos Apóstolos e de São Carlos do Brasil, para que a eles sirva de honra e a nós de salvação, e eles se dignem interceder por nós no céu que na terra lembramos sua memória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Com as mãos abertas palma contra palma lê a Secreta do dia.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - ver no missal.
S. O Senhor esteja convosco.
T. E com o vosso espírito.
Eleva os braços e as mãos estendidas e diz:
S. Para o alto os corações.
T. Já os temos para o Senhor.
Une as mãos e as leva ao peito, dizendo:
S. Demos graças ao Senhor, Nosso Deus.
T. É digno e justo.
Abre as mãos, eleva-as a altura do peito, palma contra palma, lê o prefácio.
PREFÁCIOS:
1 - Prefácio do Tempo Comum:
S. Verdadeiramente é digno e justo, racional e salutar, que constantemente Vos demos graças, Senhor, Santo, Pai Onipotente, Deus Eterno, por Jesus Cristo, Nosso Senhor, o qual, depois da gloriosa Ressurreição, na presença de seus Discípulos, subiu aos céus e, para nos tornar participantes de Sua Divindade, fez descer sobre nós, Seus filhos adotivos, o Espírito Santo. Por isso, a humanidade exulta sobre toda a terra e, também as virtudes do céu cantam hinos à Vossa Glória sem cessar, dizendo:
S.T: Santo! Santo! Santo...
2 - Prefácio do Advento:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Nosso Senhor. Em Vossa misericórdia e fidelidade O havíeis prometido como Salvador à raça humana perdida, para que sua verdade instruísse os ignorantes, sua santidade justificasse os ímpios, sua força ajudasse os fracos. Agora, pois, que está prestes a vir Aquele que haveis de enviar e já desponta o dia de nossa libertação, confiados na fidelidade de vossas promessas, exultemos em santa alegria. E por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações e com todo o exército celeste, cantamos semcessarumhinoàvossaglória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
3 - Prefácio do Natal:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso. Porque, pelo mistério do verbo encarnado, novo esplendor da vossa glória brilhou aos olhos de nosso espírito, a fim de que, ao conhecermos visivelmente a Deus, por Ele nos deixemos arrebatar ao amor do invisível. Por isso com os anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, e com todo o exército celeste, cantamos sem cessar um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
4 - Prefácio da Epifania:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso. Porque o vosso Filho único, aparecendo em nossa condição mortal nos restaurou pela nova luz da sua imortalidade. E por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, e com todo o exército celeste, cantamos sem cessar um hino á Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
5 - Prefácio da Quaresma:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que pelo jejum corporal refreais as paixões, elevais a alma, concedeis força e recompensa, por Cristo, Nosso Senhor. Por ele, louvam os Anjos a vossa Majestade, adoram as Dominações, tremem as Potestades do céu, as Forças celestes e os bem-aventurados Serafins, em comum alegria a celebram. A seus cânticos nós Vos pedimos juntar as nossas vozes, para proclamar em humilde louvor:
S.T: Santo! Santo! Santo...
6 - Prefácio da Santa Cruz:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que pusestes na árvore da cruz a salvação do gênero humano, a fim de que onde a morte teve origem, a vida ressurgisse, e aquele que vencera pela árvore, fosse pela árvore vencido, por Cristo Nosso Senhor. Por Ele louvam os Anjos a Vossa Majestade, adoram as Dominações, tremem as Potestades do céu, as forças celestes e os bem-aventurados Serafins, em comum alegria a celebram. A seus cânticos nós Vos pedimos juntar as nossas vozes, para proclamar em humilde louvor:
S.T: Santo! Santo! Santo...
7 - Prefácio do Santíssimo Sacramento:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Nosso Senhor, verdadeiro e Eterno Pontífice, e único sacerdote isento de pecado. O qual, na última Ceia, instituindo esta forma de sacrifício perene, foi o primeiro a se oferecer como oblação e o primeiro a ensinar que nós também o ofereçamos. Alimentando-nos com sua carne, por nós imolada, nós somos fortalecidos, e tomando o seu sangue, por nós derramado, somos purificados. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos, sem cessar, um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
8 - Prefácio da Páscoa:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, que Vos glorifiquemos em todo o tempo, porém mais solenemente do que nunca, nesta noite (ou neste dia, ou neste tempo) em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. É Ele, verdadeiramente, o Cordeiro que tira os pecados do mundo, que por sua morte destruiu a nossa, e por sua ressurreição, restaurou nossa vida. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos sem cessar um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
9 - Prefácio da Ascensão do Senhor:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo Nosso Senhor, que, após a sua Ressurreição se manifestou a todos os seus discípulos e se elevou ao céu, diante de seus olhos, para nos fazer participar de sua divindade. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos sem cessar um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
10 - Prefácio de Pentecostes:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Nosso Senhor, que, subindo ao céu, onde está sentado à Vossa direita, derrama (hoje) sobre os filhos da adoção, o Espírito Santo que havia prometido. Por isso o mundo inteiro, transbordando de alegria, exulta de contentamento por toda a terra, enquanto as forças celestes e as potências angélicas cantam sem cessar um hino à vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
11 - Prefácio do Sagrado Coração de Jesus:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso. Pois, por Vossa bondade, Vosso Filho Único, pendente na Cruz, foi transpassado pela lança do soldado para que aberto o seu coração santuário da bondade divina, derramasse para nós torrentes de amor e de graça. Ele, que se abrasa pelos homens em amor incessante, torna-se para os seus fiéis um lugar de repouso, e um refúgio de salvação para os penitentes. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos sem cessar um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
12 - Prefácio do Coração Eucarístico:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo Nosso Senhor. Foi Ele que, na véspera do dia em que ia ser imolado por nós sobre o altar da Cruz, derramou sobre os homens as riquezas do seu amor e tirou do tesouro do seu coração o mistério da Eucaristia. Nele a fé dos fiéis recebe alimento, a esperança encontra o seu impulso, bebe a caridade a sua força, e o penhor da vida eterna lhes é dado. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos sem cessar um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
13 - Prefácio de Cristo Rei:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que a Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, ungistes, com o óleo de Alegria, Sacerdote Eterno e Rei do Universo, para que, oferecendo-se sobre o altar da Cruz, como vítima condigna e perfeita, consumasse o vosso desígnio de redenção dos homens e submetendo a seu reinado toda a criação, entregasse à Vossa infinita Majestade um reino eterno e universal, um reino de verdade e de vida, um reino de santidade e de graça, um reino de justiça, de amor e de paz. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos sem cessar um hino à Vossa      Glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
14 - Prefácio da Dedicação de uma Igreja:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que habitais esta casa de oração que construímos, e, como dispensador de todos os bens, santificais com o vosso agir constante, a Igreja que fundastes. Simbolizada por estes edifícios visíveis. Ela é verdadeiramente casa de oração, templo onde reside a vossa glória, sede da imutável verdade, santuário da eterna caridade. Ela é a esposa única e bem amada, que Cristo conquistou com seu sangue e anima com o seu Espírito. Nela renascemos por Vossa graça, somos nutridos com o leite da Palavra, fortificados com o pão da vida e reanimados com os auxílios de vossa bondade. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos, sem cessar, um hino à Vossa glória:
S.T: Santo! Santo! Santo...
15 - Prefácio de Nossa Senhora:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai, Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, e sobretudo louvar-Vos, bendizer-Vos e proclamar-Vos na ... (ou festa ou em veneração) da bem-aventurada sempre Virgem Maria, que tendo concebido o Vosso Filho único, pela ação do Espírito Santo, no esplendor permanente da virgindade, trouxe ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo Nosso Senhor. Por Ele, louvam os Anjos a Vossa Majestade, adoram as Dominações, tremem as potestades do céu, as Forças celestes e os bem-aventurados Serafins em comum alegria a celebram. A seus cânticos nós Vos pedimos juntar nossas vozes para proclamar em humilde louvor:
S.T: Santo! Santo! Santo...
16 - Prefácio de São José:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, e também com os devidos louvores glorificar-Vos, bendizer-Vos e celebrar-Vos nesta festa (ou: em veneração) de São José, o varão justo que destes por esposo à Virgem Mãe de Deus: servo fiel e prudente, preposto à Vossa Família, para velar como um Pai pelo Vosso Filho único, concebido no mistério do Espírito Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele, louvam os Anjos a Vossa Majestade, adoram as Dominações, tremem as potestades do céu, as Forças celestes e os bem-aventurados Serafins em comum alegria a celebram. A seus cânticos nós Vos pedimos juntar nossas vozes para proclamar em humilde louvor:
S.T: Santo! Santo! Santo...
17 - Prefácio dos Santos Apóstolos:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, suplicar-Vos humildemente, Senhor, que, como Pastor Eterno, não abandoneis o Vosso Rebanho, mas antes por intercessão de vossos bem-aventurados Apóstolos o guardeis sob a Vossa contínua proteção, para que seja dirigido pelos mesmos guias, que, encarregados como vigários de perpetuar a Vossa obra, quisestes governassem como pastores. E por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, e com todo o exército da milícia celestial, cantamos hinos à Vossa glória, dizendo sem fim:
S.T: Santo! Santo! Santo...
18 - Prefácio dos Santos:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que sois glorificado na assembléia dos Santos, e, ao premiardes seus méritos, coroais vossos dons, e que neles nos ofereceis o exemplo de suas vidas, a comunhão que nos une, a intercessão que nos ajuda. Para que acompanhados de tantas testemunhas, possamos correr com perseverança ao combate que nos é proposto, e receber com eles a coroa da glória imperecível, por Cristo Nosso Senhor. Por Ele, louvam os Anjos a Vossa Majestade, adoram as Dominações, tremem as potestades do céu, as Forças celestes e os bem-aventurados Serafins em comum alegria a celebram. A seus cânticos nós Vos pedimos juntar nossas vozes para proclamar em humilde louvor:
S.T: Santo! Santo! Santo...
19 - Prefácio dos Defuntos:
S. É verdadeiramente digno e justo, razoável e salutar, dar-Vos graças em todo tempo e lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo Nosso Senhor, em quem brilhou para nós a esperança da bem-aventurada Ressurreição, e se consolam com a promessa da imortalidade futura aqueles a quem entristece a certeza da morte. Aos vossos fiéis, Senhor, não é tirada a vida, mas transformada. E, destruída a casa de sua habitação terrestre, lhes é preparada no céu uma mansão eterna. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações, com todo o exército celeste, nós cantamos, sem cessar, um hino à Vossa glória:
Inclina-se profundamente, dando um passo para trás, apoiando os dedos médios unidos de ambas as mãos na borda do altar, dizendo:
S.T: SANTO! SANTO! SANTO! É o Senhor Deus do Universo / Os céus e a terra estão cheios da Vossa Glória / Hosana nas alturas. / (ergue-se e benze-se) Bendito seja (Benze-se) o que + vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.
CANON.
Dá um passo à frente, estendendo ambas as mãos abertas, com os polegares cruzados sobre as oblatas e diz:
S. Instando, Vos rogamos, ó Pai, que aceiteis favoravelmente a nossa homenagem de adoração, que nós e toda a Vossa Santa Igreja Vos prestamos; firmai os nossos dias em Vossa paz; livrai-nos da condenação eterna e gravai o nosso nome no Livro da Vida (eleva e junta as mãos no peito) pela mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
T. Amém.
Coloca as mãos sobre o altar e diz:
S. Nós Vos pedimos ó Pai, que, pelo poder do Vosso Espírito e pela Virtude do Vosso Verbo, esta oferta seja por Vós, em tudo abençoada +, aprovada +, ratificada +, digna e aceitável aos Vossos olhos, a fim de que se torne para nós o Corpo + e o Sangue + de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
T. Senhor, dai-nos a Vossa Salvação.
CONSAGRAÇÃO DO PÃO:
Limpa os dedos polegares e indicadores de ambas as mãos no corporal, dizendo: 
S. Conforme Cristo disse aos Apóstolos, na noite em que foi entregue, (coloca a patena sobre o corporal) Ele tomou o Pão em suas Santas e Veneráveis mãos e, (Toma-o entre os polegares e os indicadores) dando graças ao seu Pai, (faz reverência à Cruz) abençoou-o, partiu-o, deu-o aos Apóstolos e disse: (inclina-se, apoiando os antebraços no altar). Recebei e comei POIS ISTO É O MEU CORPO que é dado por vós e por muitos. Fazei isto em memória de mim.
Faz GENUFLEXÃO. Levanta-se, segura a hóstia com a mão direita, a patena com a mão esquerda, volta-se para o povo pela direita, com a hóstia a altura do peito, levantando-a faz a elevação em forma de cruz, voltando-se para o altar pela esquerda. Coloca a hóstia sobre o corporal e a patena no lugar onde estava. Faz GENUFLEXÃO e depois descobre o cálice, dizendo: 
CONSAGRAÇÃO DO VINHO:
S. E depois de ter ceado, tomando também o cálice em suas Santas e Veneráveis mãos, (toma-o com as mãos) elevou os olhos aos céus e, dando graças ao seu Pai, (faz reverência à cruz e abençoa o vinho) abençoou-o +, e deu-lhes, dizendo: (inclina-se apoiando os antebraços no altar) bebei dele todos vós porque ISTO É O MEU SANGUE, o Sangue do novo e eterno testamento, mistério da fé, que é derramado por vós e por muitos, para o perdão dos pecados. Fazei isto em memória de mim, todas as vezes que o beberdes.
Coloca o cálice sobre o altar, faz GENUFLEXÃO. Toma o cálice com as duas mãos, volta-se para o povo pela direita, com o cálice a altura do peito, levantando-o faz elevação em forma de cruz, volta-se para o altar pela esquerda. Depõe o cálice sobre o corporal, cobre-o e faz a GENUFLEXÃO.

T. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 
O sacerdote com os braços abertos palma contra palma prossegue:
S. Por isso, ó Pai Celeste, nós Vossos Servos, com o Vosso povo santo, recordando-nos da sagrada paixão do mesmo Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso, bem como da sua gloriosa ressurreição e gloriosa ascensão aos céus, oferecemos a Vossa Augusta Majestade, de Vossos dons e dádivas, a Hóstia pura, a Hóstia Santa, a Hóstia Imaculada, o Pão Santo da vida eterna e o cálice da salvação perpétua.
Elevando e juntando as mãos, inclina-se profundamente, apoiando os dedos médios de ambas as mãos unidas sobre a borda do altar e diz:
S / T. Nós Vos imploramos, humildemente, / ó Deus Pai onipotente, / ordeneis que estas ofertas sejam levadas ao Vosso Altar Sublime, / pelo Vosso Santo Anjo, / à presença de Vossa Divina Majestade, / a fim de que todos quantos participando deste altar / (afasta as mãos, beija o altar e ergue-se, com as mãos sobre o corporal) ao recebermos o Sacrossanto Corpo e Sangue do Vosso Divino Filho, sejamos saciados de todas as bênçãos + celestes e da Vossa Graça, pelo mesmo Jesus Cristo (eleva e junta as mãos e as coloca sobre o corporal) Nosso Senhor.
S. Pelo qual, ó Pai, sempre criais, santificais, vivificais, abençoais e nos concedeis todos esses bens.
Descobre o cálice, faz GENUFLEXÃO. Toma a Hóstia como polegar e o indicador da mão direita e faz três cruzes com a hóstia entre as extremidades do cálice, dizendo:
S. Por Ele +, com Ele + e Nele +.
Com a hóstia faz duas cruzes entre o cálice e a sua pessoa.
S. A Vós, ó Deus + Pai Onipotente, pertence e + é dada (faz uma pequena elevação com o cálice e a hóstia até a altura dos ombros) toda a honra e toda glória (coloca o cálice e a hóstia no centro do corporal) em unidade com o Espírito Santo.
Cobre o cálice e faz GENUFLEXÃO, colocando as mãos sobre o corporal.
S. Por todos os séculos dos séculos.
T. Amém.
S. IRMÃOS: (junta as mãos no peito) instruídos pelos salutares preceitos e formados pela Divina Instituição, ousamos dizer:
Elevando os braços e estendendo as mãos para o povo, reza o Pai Nosso.
S/T -  Pai Nosso que estais nos céu, / santificado seja o Vosso Nome. / Venha a nós o Vosso Reino. / Seja feita a Vossa Vontade, / assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada dia nos daí hoje. / Perdoai-nos as nossas dívidas, / assim como nós perdoamos aos nossos devedores, / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal. Amém.
ORAÇÕES PELAS NECESSIDADES ESPECIAIS:
ORAÇÃO PELA IGREJA:
Elevando e juntando as mãos, inclina-se profundamente, apoiando os dedos médios de ambas as mãos unidas sobre a borda do altar, e diz:
S. Por isso, clementíssimo Pai, nós Vos rogamos por Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso (beija o altar e ergue-se, continuando com os braços abertos e as mãos, palma contra palma, e diz) que aceiteis o sacrifício santo e imaculado, que ora Vos oferecemos, primeiramente, pela Vossa Santa Igreja Católica para que Vos digneis guarda-la em paz, protege-la, uni-la governa-la em união com Vossos Servos: Nosso Primaz..., Nosso Diocesano..., Nosso Bispo Coadjutor, com o clero e todos os fiéis que cultuam e professam a Fé Católica e Apostólica.
ORAÇÃO PELOS VIVOS:
Eleva e junta as mãos, dizendo:
S. Lembrai-vos Senhor dos vossos servos e servas...... (menciona a intenção da missa se é de ação de graças ou por pessoas vivas.) PAUSA. (Depois abre os braços, com as mãos palma contra palma, e continua), que se recomendaram as nossas orações, e de todos os que aqui estão presentes, cuja fé e devoção vos são conhecidas, que conosco Vos oferecem este sacrifício de louvor, por si e por todos os seus, pela redenção de suas almas, e que a Vós se dedicam, como a seu Deus Eterno, Vivo e Verdadeiro.
ORAÇÃO PELOS MORTOS:
Eleva e junta as mãos, dizendo:
S - Lembrai-vos, também, Senhor, dos Vossos servos e servas falecidos (particularmente da alma de N...) por quem Vos oferecemos este Sacrifício, que nos precederam com o Sinal da Fé e que agora descansam o sono da paz (PAUSA). (Depois abre os braços com as mãos, palma contra palma, e continua) A estes Senhor, e a todos os que repousam em Cristo, nós Vos pedimos lhes concedais o lugar de refrigério, de luz e de paz, pelo mesmo Jesus Cristo (eleva e junta as mãos) Nosso Senhor. Amém.
ORAÇÃO PELOS SANTOS:
Abre os braços, com as mãos palma contra palma, e diz:
S/T - Unidos em uma mesma comunhão, / honramos especialmente a memória da gloriosa Virgem Maria, / Mão de Nosso Senhor Jesus Cristo / e nossa Mãe, / de São José, seu castíssimo esposo, / dos Vossos Apóstolos e Mártires, / e a de todos os Santos. / Por seus merecimentos e preces, / Vos pedimos que nos concedais constantemente / o auxílio da Vossa proteção, / Pelo mesmo Jesus Cristo (eleva e junta as mãos) Nosso Senhor. Amém.
ORAÇÃO PELOS ASSISTENTES:
O sacerdote bate no peito e diz:
S/T - Também a nós, Vossos servos pecadores, (abre os braços e as mãos palma contra palma) que esperamos unicamente na grandeza de Vossa misericórdia, / dignai-Vos de nos fazer participantes / da Sociedade de Vossos Santos Apóstolos e Mártires / e de todos os Vossos Santos, / pelo mesmo Jesus Cristo (eleva e junta as mãos) Nosso Senhor. Amém.
RITO DA COMUNÃO:
Eleva a patena com o sanguinho. Segura-a na mão direita e diz:
Livrai-nos Senhor de todos os males, passados, presentes e futuros; dai-nos propícia a paz em nossos dias, (benze-se com a patena, beija-a e a coloca debaixo da hóstia), para que, por Vossa Misericórdia, sejamos livres do pecado e seguros de toda perturbação.
Descobre o cálice. Faz GENUFLEXÃO. Toma a hóstia e a coloca em cima do cálice.
S. - Pelo mesmo Jesus Cristo, Vosso Filho (parte a hóstia pelo meio) e Senhor Nosso, que sendo Deus, (depõe sobre a patena a parte direita da hóstia) que convosco vive e reina (da parte esquerda da hóstia, destaca da parte inferior, uma partícula, que segura com o polegar e o indicador da mão direita e o restante com a mão esquerda coloca na patena) em unidade do Espírito Santo.
S. - Por todos os séculos dos séculos.
T. - Amém.
Traçando três cruzes com a partícula da hóstia sobre o cálice, diz:
S. - A paz do + Senhor esteja + sempre convosco +.
T. E com o vosso espírito.
Deixa cair a partícula de hóstia dentro do cálice, dizendo:
S - Esta união e consagração do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo seja para nós, que a recebemos, o penhor da vida eterna.
T. - Amém.
GENUFLEXÃO. Após, inclina-se profundamente e fixando os olhos na hóstia, bate no peito três vezes, dizendo cada vez:
S. - Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo.
T. - Tende piedade de nós.
S. - Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo.
T. Aumentai a nossa fé.
S. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo.
T. - Acendei em nós a Vossa Caridade e dai-nos a Paz.
O sacerdote inclinado profundamente, apoiando os dedos médios com as mãos unidas sobre a borda do altar, diz:
ORAÇÃO DA PAZ:
S/T. - Senhor Jesus, que dissestes aos Vossos Apóstolos / eu vos dou a minha paz, / eu vos deixo a minha paz / não olheis para os nossos pecados, / mas para a fé da Vossa Igreja, / e concedei-nos a paz e a União, / segundo a Vossa Vontade.
ORAÇÃO DA COMUNHÃO:
Continua profundamente inclinado como estava.
S/T. - Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, que por vontade do Pai, cooperando com o Espírito Santo, por Vossa Morte, destes a vida ao mundo; livrai-nos por este Sacrossanto Corpo / e por Vosso Sangue preciosíssimo / de todos os nosso males; fazei-nos perseverantes na observância dos Vossos preceitos e que jamais nos afastemos de Vós. Este vosso Corpo e Sangue, Senhor Jesus Cristo, que nós, indignos, ousamos receber, não sejam para nós causa de juízo e condenação, mas, por Vossa Piedade, sirva de defesa a nossa alma e ao nosso corpo, e de remédio a todos os males, Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Ergue-se. Faz GENUFLEXÃO.     
S. - Tomarei o Pão do Céu (toma a hóstia e a patena com a mão esquerda) e invocarei o nome do Senhor.
Bate no peito três vezes, dizendo cada vez:
S. - Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada.
T. - Mas dizei uma só palavra e a minha alma será salva.
Com a hóstia na mão direita se benze e com a mão esquerda segura a patena dizendo:
S. - O Corpo de Nosso Senhor + Jesus Cristo guarde minha alma para a vida eterna.
T. - Amém.
Inclina-se, colocando os ante-braços sobre o altar e comunga colocando a patena debaixo do queixo. Depois de comungar, ergue-se e fica alguns instantes em profundo recolhimento. Faz GENUFLEXÂO.
S. - Que retribuirei ao Senhor por tudo o que ele me tem feito? (recolhe com a patena os fragmentos que tenham ficado sobre o corporal) Tomarei o cálice da Salvação e invocarei o nome do Senhor. (coloca esses fragmentos no cálice, purificando a patena) Invocarei o nome do Senhor e, louvando-o, ficarei livre dos meus inimigos.
Toma o cálice com a mão direita e se benze e segura a patena com a mão esquerda, dizendo:
S - O Sangue de Nosso Senhor + Jesus Cristo guarde a minha alma para a vida eterna.
T. - Amém.
Colocando a patena debaixo do queixo, bebe o Sagrado Sangue, ficando alguns instantes em profundo recolhimento.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO:
Com a mão esquerda segura a patena e com a direita o cálice, que estende para receber o vinho, dizendo:
S. - Fazei Senhor que, com espírito puro, (purifica o Cálice com o vinho dizendo) conservemos o que nossa boca recebeu e que, desta dádiva temporal, nos venha o remédio para a vida eterna. (bebe o vinho, colocando a patena debaixo do queixo).
Toma o sanguinho entre os dedos mínimo, anular e médio de ambas as mãos, segurando o cálice e com os dedos indicadores e polegares em cima do cálice vai ao lado da Epístola receber o vinho e água, dizendo:
S. - Concedei Senhor que o Vosso Corpo, que recebi, e o Sangue, que bebi, se unam à minha alma. (enxuga os dedos) E fazei que, restabelecido por estes Puros e Santos Sacramentos, (deixa o cálice em cima do véu no lado da epístola) não fique em mim mancha da culpa, (vai andando para o meio do altar, levando consigo o sanguinho) Vós que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos.
(toma o cálice com a mão direita, e bebe, colocando o sanguinho debaixo do queixo, segurnado-o com a mão esquerda). Bebendo a última ablução, enxuga com o sanguinho o cálice, colocando-o à sua esquerda. Prepara o cálice com o sanguinho, a patena, a pala e o véu. Dobra o corporal que coloca em cima do véu e depois coloca o cálice já arrumado em cima da Pedra D´Ara. Faz inclinação à Cruz e vai ao lado da Epístola ler a oração que é fixa para todas as missas; com as mãos estendidas, diz:
S. - OREMOS: Senhor Jesus Cristo, que afirmastes: quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em MIM e eu nele, confirmai no vosso povo esta promessa divina e fazei que, de agora em diante, permaneçamos constantemente na graça e na caridade. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais em unidade e essência com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Vai ao meio do altar, beija-o com as mãos juntas, voltando-se para o povo e diz:
S. - O Senhor esteja convosco,
T.- E com o vosso espírito.
Volta para o lado da epístola para rezar a última oração. Com as mãos abertas, diz:
OREMOS: - ver no missal.
Vai ao meio do altar, beija-o e com as mãos juntas, volta-se para o povo e diz:
S. - O Senhor esteja convosco.
T. - E com o vosso espírito.
Volta-se para o altar. Eleva os braços coma s mãos estendidas e os olhos fixos no crucifixo, diz:
DESPEDIDA:
S. - Agora, Senhor, despedi em paz os Vossos Servos, segundo a vossa palavra. Porque os nossos olhos viram a Salvação que nos destes, que preparastes, diante de todos os povos, Luz para iluminar as nações e para a glória de Israel, Vosso Povo.
T. - Demos graças a Deus.
BENÇÃO FINAL (Sacerdotal)
S. - Abençoe-vos Deus Onipotente: Pai, Filho + e Espírito Santo. Ide em paz e que o Senhor vos guarde.
T. - Amém.
S. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
T. Para sempre seja louvado.
BENÇÃO FINAL (Episcopal).
B. - Seja Bendito + o nome do Senhor. (faz uma cruz no peito)
C. - Desde agora e para sempre.
B. O nosso auxílio está
+ no nome do Senhor. (benze-se)
C. - Que fez o Céu e a Terra.
B. - Abençoe-vos Deus Onipotente Pai
+, Filho +, e Espírito Santo +, e que esta benção do Senhor desça e permaneça em vós agora e para sempre.
C. - Amém.
B. - Ide em paz e que o Senhor vos guarde.
C. - Amém.
ORAÇÕES PIEDOSAS E SANTAS PARA O FIM DA MISSA.
INVOCAÇÃO DOS MÉRITOS DO SANGUE PRECIOSÍSSSIMO DE JESUS (da Obra do Amor Divino).
Jesus, Misericordioso, não deixeis perder Vosso Preciosíssimo Sangue, mas que as mãos puríssimas da Vossa Mãe Santíssima recolham todas as gotinhas e as levem às almas tentadas e aflitas.
Pelo Coração Doloroso e Imaculado de Maria, peço-Vos, não deixeis perder o Preciosíssimo Sangue derramado na Vossa santa Coroação de Espinhos. Que Ele caia sobre a cabeça e o coração dos jovens, e lhes dê horror ao pecado. 
Jesus misericordioso, pelo Preciosíssimo Sangue derramado na Flagelação, abençoai os cristãos perseguidos, as almas vítimas, os sacerdotes e almas consagradas, tornando-os, heroicamente fiéis à sua vocação e missão. 
Jesus misericordioso, eu Vos ofereço o Preciosíssimo Sangue derramado na Cruz, até à última gota, pelos pecadores e agonizantes de cada dia e do mundo inteiro. 
Jesus misericordioso, eu Vos ofereço o Sangue e a Água que saíram da Chaga do Vosso Coração Santíssimo, por todos os que, na última hora, recusaram o Vosso perdão. 
Ó Sangue e Água, que brotastes do Coração de Jesus como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em Vós! 
Coração de Jesus, rico em misericórdia, nós confiamos em Vós mas aumentai a nossa confiança. 
Grande é a nossa miséria... mas incomensuravelmente maior a Vossa Misericórdia, porque infinita.
LADAINHA DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS
Senhor, Tende piedade de nós.
Cristo, Tende piedade de nós.
Senhor, Tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, Tende piedade de nós.
Deus Filho, redentor do mundo Tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, Tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que Sois um só Deus, Tende piedade de nós.
Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos peniTenTes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, Tende piedade de nós, Senhor.
V. Remiste-nos, Senhor com o Vosso Sangue.
R. E fizestes de nós um reino para o nosso Deus.
Oremos:Todo poderoso e eterno Deus, que constituístes Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o Seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos Seus frutos no Céu. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Assim seja.
OREMOS DA MISSA ANTIGA DE 1580 DE PIO V:
Deus, nosso refúgio e fortaleza, olhai propício para o povo que a Vós clama; e, pela intercessão da gloriosa e imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, de S. José, seu Esposo, dos vossos bem-aventurados Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e de todos os Santos, ouvi misericordioso e benigno as preces que Vos dirigimos para a conversão dos pecadores, para a liberdade e exaltação da Santa Madre Igreja. Pelo mesmo Jesus Cristo Senhor Nosso.
V. Amém.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
V. Sacratíssimo Coração de Jesus.
R. Tende piedade de nós.

Um comentário:

  1. querido irmao, isso e do missal antigo, agora temmos um missal renovado do ano 2010, paz e bem
    www.padrestefan.wix.com/amor

    ResponderExcluir