Liturgia da Segunda Feira — 15.10.2012
SANTA
TERESA DE JESUS - VIRGEM E DOUTORA
(BRANCO, PREFÁCIO COMUM
OU DAS VIRGENS – OFÍCIO DA MEMÓRIA)
Antífona da entrada: Como a corça que suspira pelas águas da torrente, assim
minha alma suspira por vós, Senhor. Minha alma tem sede do Deus vivo (Sl 41,2s).
Leitura (Gálatas
4,22-24.26-27.31-5,1)
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
4 22 A Escritura diz que
Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 O da escrava, filho da natureza; e o da livre, filho da promessa.
24 Nestes fatos há uma alegoria, visto que aquelas mulheres representam as
duas alianças: uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão, é Agar.
26 Mas a Jerusalém lá do alto é livre e esta é a nossa mãe,
27 porque está escrito: "Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz;
rejubila e canta, tu que não tinhas dores de parto, pois são mais numerosos
os filhos da abandonada do que daquela que tem marido".
31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas sim da que é livre.
5 1 É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai,
portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
Salmo responsorial
112/113
Bendito seja o nome do Senhor
agora e para sempre!
Louvai, louvai, ó servos do
Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor
agora e por toda a eternidade!
Do nascer do sol até o seu
ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.
Quem pode comparar-se ao nosso
Deus,
que inclina para olhar o céu e a terra?
Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl
94,8)
Evangelho (Lucas 11,29-32)
Naquele tempo, 11 29 afluía o
povo e ele continuou: "Esta geração é uma geração perversa; pede um
sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o
será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens
desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de
Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta
geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está
quem é mais do que Jonas".
COMENTÁRIOS DO
EVANGELHO
1. A Frágil Fé dos sinais...
Em uma Festa de corpus Christi, uma mulher muito piedosa
confidenciou-me que todos os dias rezava para que Jesus mostrasse um sinal
eucarístico á seu esposo, que tinha dívidas sobre a presença real do Senhor
na Hóstia consagrada. Uma outra Senhora rezava para que Nossa Senhora se
manifestasse em algum milagre para o seu vizinho que não a aceitava como mãe
de Deus.
Uma jovem rezava todos os dias
para que Deus lhe desse um sinal de que o seu namorado era a pessoal ideal
para casar-se, pois tinha muito medo de casar-se com a pessoa errada. No meio
do povo de Deus estão presentes muitas devoções que pedem sinais prodigiosos
para poder crer ou acontecer algo miraculoso na vida.
Respeitar todas essas devoções
que fazem parte da religiosidade popular, é dever e obrigação de toda Igreja,
entretanto, ela não pode se omitir de motivar essas pessoas a abrirem a mente
e o coração para acolherem a Força Transformadora do Santo evangelho, que é a
essência do Cristianismo. Persistir e acomodar-se nesta Fé dos sinais, sem
ter compromisso algum com os valores do evangelho, exigindo de Deus algo que
parece que ele nos deve, é um tremendo equívoco...Quantas vezes a gente ouve
histórias de novos convertidos que começam, assim "Ah o Senhor realizou
um milagre na minha vida e daí eu passei a frequentar a Igreja....".
quer dizer, antes nada havia em Jesus de especial e se não fosse o milagre
realizado, aquela pessoa nunca iria á comunidade...
Este é um modo perigoso de se
Crer em Jesus, pois a qualquer momento ele pode não atender nossas súplicas e
a frustração e decepção poderá ser muito grande, porque também o oposto é
verdadeiro, a história de pessoas cristãs que abandonaram a Igreja porque se
sentiram traídas por Deus quando este permitiu que alguma desgraça caísse
sobre sua vida. Para estes, Deus significa garantia e proteção, contra todos
os males, e se ele falha ou falta para com a promessa, não há razão para se
acreditar e ser um discípulo. Parece bem assustador dizer isso assim na
"bucha" mais é a pura verdade...
É isso que Jesus diz ao povo,
chamando-o de geração perversa, justamente porque exige um sinal para poder
acreditar em seu messianismo. O evangelho mostra exatamente o poder da
palavra de Deus, que quando bem acolhida provoca mudança radical naquele que
a acolheu, e não é preciso nenhum sinal prodigioso.
Mas o problema maior é que essas
maravilhas de Deus estão enraizadas na vida do Homem, em suas ações, suas
palavras e ações,Jesus é a revelação do Pai, quem o ouve, é ao Pai que ouve,
quem lhe obedece, é ao Pai que obedece. A sua Palavra libertadora estava em
Jonas e os Ninivitas acreditaram de imediato, a sua sabedoria que vem do alto
estava em Salomão, e a Rainha de Sabá a soube vislumbrar como algo Divino e
especial. Ora, Jesus é mais do que Jonas, e do que Salomão, mas os seus não o
aceitaram.
2. Jesus, o grande Sinal
No Antigo Testamento
encontram-se várias narrativas das maravilhas de Deus, que consistiam nos
grandes sinais de poder. Estes sinais serviam para intimidar os povos que
eram tidos como inimigos de Israel. Assim, por exemplo, acontecia com a vara
de Moisés que lançada ao chão transformava-se em serpente como um sinal para
intimidar o faraó, ou o mar Vermelho que se abria para deixar passar o povo
hebreu e fechava-se submergindo os exércitos dos egípcios.
Maria, em seu cântico na
visitação à prima Isabel, proclama que a maravilha operada por Deus é, por
excelência, a sua concepção de Jesus, o Filho de Deus, fruto do pleno amor.
Jesus revela sua identidade
divina não por meio de sinais celestiais fantásticos ou violência, mas sim
por seu imenso amor que atrai os corações, movendo-os à conversão,
comunicando vida e alegria a todos.
Jesus vem revelar a verdadeira
face de Deus. Se na sua criação Deus é todo-poderoso, em sua relação com suas
criaturas, homens e mulheres, ele é todo amoroso.
Oração
Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir
sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.
3. A EXIGÊNCIA DE SINAIS
Por mais que Jesus realizasse
milagres e prodígios, havia sempre um clima de suspeita e prevenção contra
ele. Seus adversários exigiam dele provas cada vez mais espetaculares e
evidentes de sua condição messiânica. Entretanto, faltava-lhes boa vontade de
dobrar-se diante da evidência e aceitar que, na ação de Jesus, era o próprio
Deus quem agia em benefício da humanidade. Um sinal a mais, realizado por
Jesus, não os faria mudar de opinião.
A opção por Jesus e sua palavra
não podia dar-se de forma compulsória, prescindindo da liberdade. A evidência
de um milagre espetacular não dispensava as pessoas de decidir-se livremente
pelo Senhor. Tratava-se de uma decisão por Jesus, e por sua palavra que
convidava à conversão. A veracidade das palavras do Mestre não dependia de
seus milagres. Elas tinham um valor próprio e atingiam a raiz pecaminosa do
coração humano. Exigir sinais que servissem para autorizar Jesus e sua
chamada à conversão manifestava, claramente, uma indisposição para mudar de
vida.
Jesus foi para seu povo o mesmo
que Jonas fora para os habitantes de Nínive. O profeta, em nome de Deus,
conclamou os ninivitas à conversão e todos eles, sem exceção, fizeram
penitência e voltaram-se para Deus. Não foi necessário fazer demonstração de
milagres. O mesmo deveria acontecer com a geração perversa do tempo de Jesus.
Oração
Senhor Jesus, que eu me converta diante de teus apelos, porém movido apenas
pela força do teu testemunho e de tua palavra.
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XXVIII
SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE
– OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem
poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Leitura (Gálatas 5,1-6)
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
5 1 É para que sejamos homens
livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais
outra vez ao jugo da escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá
Cristo.
3 E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a
observar toda a lei.
4 Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei.
Decaístes da graça.
5 Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada.
6 Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas
sim a fé que opera pela caridade.
Salmo responsorial
118/119
Senhor, que desça sobre mim a
vossa graça!
Senhor, que desça sobre mim a
vossa graça
E a vossa salvação que prometestes!
Não retireis vossa verdade de
meus lábios,
Pois eu confio em vossos justos julgamentos!
Cumprirei constantemente a vossa
lei;
Para sempre, eternamente a cumprirei!
É amplo e agradável meu caminho,
Porque busco e pesquiso as vossas ordens.
Muito me alegro com os vossos
mandamentos,
Que eu amo, amo tanto, mais que tudo!
Elevarei as minhas mãos para
louvar-vos
E com prazer meditarei vossa vontade.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções
do coração (Hb 4,12).
Evangelho (Lucas 11,37-41)
Naquele tempo, 11 37 enquanto
Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele
entrou e pôs-se à mesa.
38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.
39 Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do
vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?
41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão
limpas".
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Coerência Interna e
Externa
___São Lucas, essa “xingação” de
Jesus aos Fariseus e Mestres da Lei, foi em uma hora só? Jesus estava
indignado!
Lucas ___Não, não foi. A gente foi apanhando aqui e ali, todas as discussões
que Jesus teve com eles, e juntamos em um lugar só, onde sempre
iniciamos a frase com a palavra “Ai”
___Mas esse “Ai” é uma ameaça ou
não?
Lucas ___Claro que sim, toda pessoa religiosa, que na comunidade age desse
modo farisaico, vai acabar mal.
___Pagar o Dízimo não é coisa
errada, parece que eles pagavam o dízimo até sobre plantio de ervas, não?
Lucas ____ Eles ofertavam o dízimo sobre tudo o que produziam, há
comunidades rurais onde até hoje o dízimo é em espécie. O problema é
que eles exageravam em uma coisa e se omitiam em outra. Entendeu?
___São Lucas, dê um exemplo
prático para nós...
Lucas___ Digamos, você é um dizimista fiel, paga sempre e nunca atrasa a sua
oferta, a cada aumento recebido no salário, aumenta também o dízimo.
Entretanto, trai a esposa e não dá nenhuma atenção aos filhos. De que adianta
ser fiel no dízimo e ter uma conduta que não é cristã?
___ Nossa São Lucas! Tem
mesmo desse tipo em nossas comunidades. É verdade.
___E esse negócio de gostar dos primeiros lugares, e de serem saudados nas
praças?
Lucas _____( sorrindo) Ah, esses são os metidos a bacana, os bons e perfeitos
da comunidade, piedosos, são os que mais rezam e fazem questão de se
distinguirem dos demais, gostam de ser referência. Já tinha isso naquele
tempo e tem hoje também aí em suas comunidades....
___Mas São Lucas, só falta esse último tipo que achou ruim de Jesus ter falado
essas coisas, e tentou se esquivar dessas acusações.
Lucas_____ Ah... Na pregação de um retiro ou de uma homilia, o sujeito
fala com quem está ao lado, “Nossa, que maravilhosa pregação, meu genro, ou
minha sogra, ou , meu vizinho é quem deveria estar aqui, para ouvir essas
verdades. Nunca abrem coração para deixarem se transformar pela Palavra.
___ Olha São Lucas, pior que é
assim mesmo o farisaísmo em 2012. Por aqui a gente chama esse tipos de “Bagre
ensaboado”, são liso e nunca se deixam atingir com alguma verdade. E se fosse
hoje, Jesus diria “Ai de Vós Cristãos melindrosos, Bagres ensaboados, que
sempre acham que a Verdade é para o outro e não para você”
Lucas ____Isso mesmo, acho que você pegou o “Espírito” da coisa e hoje dá
para ampliar a lista de “Ais” sobre a conduta farisaica no meio do Povo de
Deus, Leigos e Clero.
2. A liberdade de Jesus
Em um contexto de advertências
de Jesus aos chefes do judaísmo, Lucas narra este episódio durante uma
refeição em casa de um fariseu. Lucas apresenta mais dois outros episódios em
tal situação (Lc 7,36-50; 14,1-5), o que é uma exclusividade sua.
Com este texto Lucas inicia uma
série de sete admoestações de Jesus contra os fariseus e os doutores da Lei.
Elas também são encontradas no capítulo 25 do evangelho de Mateus, de maneira
ainda mais contundente.
O convite do fariseu a Jesus
parece estranho. Pode-se perceber que há uma intenção de incriminá-lo em alguma
falta contra a Lei, o que se manifesta pela admiração do fariseu porque Jesus
não faz as abluções rituais antes da refeição. A partir deste fato, Jesus
afirma sua liberdade de ação com uma ampla crítica à prática religiosa
daqueles fariseus e doutores da Lei, com suas observâncias legais e sua
imposição ao povo submisso. A primeira crítica é feita sobre o preceito legal
das abluções e purificação exterior. Aqueles líderes cumpridores de atos
religiosos exteriores estavam com seu interior corrompido. A sentença final
exprime que, se os fariseus abrissem mão da cobiça que tinham em seu
interior, tudo ficaria puro para eles.
Oração
Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me
torna incapaz de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.
3. A CARIDADE É QUE PURIFICA
A admiração do fariseu surpreso
porque Jesus sentou-se à mesa para comer sem ter lavado as mãos não passou
despercebido pelo Mestre. Ele conhecia muito bem a mentalidade de seu
anfitrião e seu apego escrupuloso à tradição da pureza ritual. Igualmente
tinha consciência da reação que sua atitude causaria. No entanto, apesar de
ser hóspede, não perdeu a ocasião de denunciar a hipocrisia de quem o
convidara para almoçar.
A pureza exterior do fariseu não
correspondia à do seu interior. Limpo por fora, estava cheio de sujeira por
dentro. A contaminação provinda dos roubos e de sua malícia era muito pior do
que a eventual impureza de um copo ou prato. Grande insensatez perder tempo
com coisas secundárias, olvidando o essencial!
Jesus apresentou a caridade como
a melhor forma de garantir e conservar a verdadeira pureza. Quando a pessoa
abre seu coração e se torna sensível para com o irmão carente, partilhando
com ele seus bens, tudo se torna puro para ela. Esta é a melhor forma de
eliminar o egoísmo, único fator de contaminação do coração humano. Quando o
coração é puro, tudo o mais se torna puro.
A pureza, fruto da caridade, é
agradável a Deus e garante a salvação. Ele julga as pessoas a partir do
interior. Aí ele verifica se elas, de fato, estão puras.
Oração
Senhor Jesus, não me deixes cair na insensatez de buscar a pureza exterior,
porque a pureza verdadeira provém do amor.
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SANTO
INÁCIO DE ANTIOQUIA - BISPO E MÁRTIR
(VERMELHO,
PREFÁCIO COMUM OU DOS SANTOS – OFÍCIO DA MEMÓRIA)
Antífona da entrada: Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu
que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e
se entregou por mim (Gl 2,19s).
Leitura (Gálatas
5,18-25)
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
5 18 Se, porém, vos deixais
guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.
19 Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,
20 idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição,
discórdias, partidos,
21 invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos
previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de
Deus!
22 Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência,
afabilidade, bondade, fidelidade,
23 brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.
24 Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e
concupiscências.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.
Salmo responsorial 1
Senhor, quem vos seguir terá a
luz da vida!
Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma
árvore
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.
eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos
perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca
espalhada e dispersada pelo vento.
Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,
mas a estrada dos malvados leva à morte.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Evangelho (Lucas 11,42-46)
Naquele tempo, 11 42 disse
Jesus: "Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e
de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era
necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras
coisas.
43 Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das
saudações nas praças públicas!
44 Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais
os homens caminham sem o saber".
45 Um dos doutores da lei lhe disse: "Mestre, falando assim também a nós
outros nos afrontas".
46 Ele respondeu: "Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os
homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo
vosso tocais os fardos".
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. As Aparências enganam
___São Lucas, porque o Senhor
lembrou-se desse fato e fez questão de o refletir junto ás suas comunidades
quase 80 anos após ele ter ocorrido? Dá para o Senhor explicar o contexto?
__ Sem dúvida, farei isso com o maior prazer, vocês sabem que nossas
primeiras comunidades não eram homogêneas, todas iguaizinhas, mas havia uma
mistura de culturas e de crenças religiosas, tinha membros que vieram do
paganismo e nada sabiam das práticas judaicas, tinha outros que vieram do
judaísmo, e estes, muito conservadores , de vez em quando tinham uma recaída
e super valorizavam os rituais, dando enfoque aos ritos de purificação e se
esqueciam do essencial que era a intenção interior, dentro do coração humano
onde só Deus tem acesso.
___Mas o Fariseu era gente boa, afinal convidou Jesus para jantar em sua
casa... Por que a censura?
___Por que no fundo esse Fariseu queria "domar" Jesus Cristo, eles
admiravam muito a Jesus e o tinham em conta de um Mestre Sábio e Verdadeiro,
mas queriam enquadrá-lo nas suas práticas religiosas e nos seus exagerados
legalismos rituais e Jesus está muito acima de qualquer liturgia ou ritual...
___Nossa São Lucas, é isso? E esse recado vale também para nós cristãos deste
terceiro milênio?
___E como vale! Às vezes há cristãos que querem dominar Jesus Cristo,
enquadrá-lo e defini-lo dentro de um determinado padrão de vida, isso é puro
farisaísmo. O cristianismo autêntico e sincero entende a pureza de coração
como a ausência do egoísmo, coração puro é um coração que sempre amplia seu
horizonte, aprimorando cada vez mais o seu jeito de amar as pessoas,
configurando-se cada vez mais a Jesus Cristo.
___ E o que o Senhor diria então, aos cristãos do nosso tempo, com este seu
evangelho...
___Que não se deixem enganar pelas aparências, o importante é o conteúdo, o
que está por dentro, e não a embalagem, o rótulo. Se as celebrações não
expressarem a Vida da comunidade, é sinal de que o Farisaísmo ainda está em
alta, e tem muita gente pousando de "santa", comendo a
"casca" e jogando a "fruta" fora...
2. Advertência sobre as
doutrinas dos fariseus
As increpações, iniciadas com
"Ai de vós", são abundantes no Primeiro Testamento, particularmente
nos textos proféticos. Enquanto Lucas as apresenta durante o jantar de Jesus
na casa de um fariseu, Mateus (cf. 25 ago.) as situa em uma fala às multidões
e aos discípulos. Devem ter tido como fonte de seus textos uma coleção de
acusações contra os fariseus e doutores da Lei que circulava, como tradição,
nas comunidades em disputa com o judaísmo.
Os fariseus eram um grupo
religioso que, afirmando serem fiéis observantes da Lei, se julgavam
"separados" (é o sentido da palavra "fariseu", em
hebraico) e superiores aos demais. Dentre eles haviam os "doutores da
Lei", especialistas e intérpretes das escrituras sagradas judaicas.
A crítica de Jesus a estes
grupos é uma contundente advertência quanto à nocividade de suas doutrinas.
Os túmulos eram tidos como impuros, e quem andasse sobre eles ficaria impuro.
Jesus, comparando-os com estes túmulos, insinua que suas doutrinas contaminam
e tornam impuros os seus fiéis, sem que o percebam.
Oração
Pai, coloca-me em sintonia com Jesus para quem a justiça e o amor a ti valem
mais que o legalismo dos que são incapazes de descobrir o teu verdadeiro
desígnio.
3. A JUSTIÇA E O AMOR SÃO ESSENCIAIS
No tempo de Jesus, uma ala do
farisaísmo tendia a inverter o valor das coisas. Davam muita importância às
coisas secundárias, enquanto as essenciais não recebiam a devida atenção. O
pagamento do dízimo, por exemplo, era uma exigência irrecusável, e cumprida
mesmo em relação às insignificantes hortaliças.
Entretanto, os fariseus não se
preocupavam, minimamente, em praticar a justiça para com o próximo e dedicar
a Deus um amor verdadeiro. A prática religiosa do dízimo era, desta forma,
esvaziada de sentido. Ao pagá-lo, os fariseus pensavam estar sendo fiéis à
vontade divina. Todavia, enquanto cometiam injustiças contra o próximo,
cultivavam a vanglória e agiam como hipócritas acabavam por desagradar a
Deus. Invalidava-se, deste modo, sua piedade exterior, à qual se entregavam
apenas para serem louvados pelos outros.
O amor e a justiça ocupam o
lugar central na vida do discípulo do Reino. Nisto, ele se distingue dos
fariseus. Amor e justiça, quando postos em prática, revelam o mais íntimo do
ser humano. Outras práticas podem ser enganosas, revelando apenas uma piedade
aparente. De fato, podem ser uma máscara da hipocrisia humana e esconder a
maldade que a pessoa traz no coração. Por isso, em primeiro lugar, é preciso
praticar a justiça e o amor. Com este pano de fundo, as outras práticas de
piedade terão mais solidez.
Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a centrar minha vida sempre mais na justiça e no amor,
para que tudo o mais tenha sentido para mim.
|
SÃO
LUCAS - EVANGELISTA
(VERMELHO,
GLÓRIA, PREFÁCIO DOS APÓSTOLOS – OFÍCIO DA FESTA)
Antífona da entrada: Como são belos sobre os montes os passos daquele que
anuncia a paz, trazendo a boa-nova e proclamando a salvação! (Is 52,7)
Leitura (2 Timóteo
4,10-17)
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
2 10 Demas me abandonou, por
amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente,
para a Galácia; Tito, para a Dalmácia.
11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil
para o ministério.
12 Tíquico enviei-o para Éfeso.
13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo,
e também os livros, principalmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor há de lhe pagar pela
sua conduta.
15 Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação.
16 Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me
desampararam! (Que isto não seja imputado.)
17 Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu
intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos
de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.
Salmo responsorial
144/145
Ó Senhor, vossos amigos anunciem
vosso reino glorioso!
Que vossas obras, ó Senhor, vos
glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!
Para espalhar vossos prodígios
entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
o vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.
É justo o Senhor em seus
caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça,
assim disse o Senhor (Jo 15,16).
EVANGELHO (Lucas 10,1-9)
10 1 Depois disso, designou o
Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois,
adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: "Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao
Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: 'Paz a esta casa!'
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas,
se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o
operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos
servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus está
próximo'".
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Uma consulta com o
Doutor Lucas...
__Doutor Lucas, com licença,
posso entrar para conversar um pouco com o Senhor?
__Mas claro, fique a vontade, veio fazer uma consulta?
__Sim, mas não é sobre a minha saúde, mas sobre esse evangelho e também o
parabenizar pelo seu dia que é hoje... Parabéns São Lucas, então o Senhor é
Médico mesmo...
___Obrigado por ter se lembrado de mim, eu sou um Médico Prático, a paixão da
minha vida não é a medicina mais o nosso Mestre e Senhor Jesus de Nazaré,
aquele que me enviou para trabalhar na Messe do Pai, que é Deus...
___Pois é São Lucas, é sobre esse envio que queria lhe falar, tem umas coisas
que não entendi direito, por exemplo: "Eu vos envio como cordeiros no
meio de lobos", que chance vai ter um cordeirinho no meio de lobos
vorazes? O Mestre parece que deu uma de "Amigo da Onça"?
___Nosso Mestre, Deus e Senhor é muito coerente, nunca disse que seríamos
enviados em um mar de rosas, o que vocês tem hoje que consome e devora as
pessoas?
___Bom, tem o tal de consumismo que parece uma bocona que nunca está
satisfeita, quem mais pode consumir, mais é feliz, de acordo com o mundo de
hoje...
___Está aí, na verdade é a Palavra de Jesus que nos sacia, nos liberta e faz
feliz, e não esses lobos de hoje...
___Ah... Por isso esse conselho de não levar nada, nem bolsa, mochila ou
calçado?
___Isso mesmo, o discípulo enviado tem de caminhar, e levar essas coisas
atrapalham; sem elas ficamos mais leves, não temos preocupações,
aborrecimentos, porque a tentação de se ter mais sempre existe, daí você põe
mais coisas na mochila, vai querer uma sandália de reserva, e a bagagem só
vai aumentar... Não é verdade?
___Sem dúvida, mas escute São Lucas, só não gostei desse negócio de nem
cumprimentar as pessoas pelo caminho, não é falta de educação?
___Ah... Isso aí é um alerta para a gente não se distrair, depois da
saudação, a gente vai entabular uma prosa, vai querer saber da família, do
cachorro, gato papagaio, vai querer por a prosa em dia, quem sabe até tomar
uns tragos, e daí perdemos o foco... Então é para passar "batido",
até chegar ao lugar onde se vai anunciar a palavra...
___Olha, só mais uma coisinha, resuma esse contato do enviado com essa casa e
a Família que o acolheu...
___Bom, o discípulo missionário, que coloca sua inteira confiança, não nos
bens materiais, mas na mensagem da qual é portador, é um homem da paz, quem
coloca a felicidade no consumismo, está sempre perturbado, pode reparar...
Ele transmite essa paz, e se o ouvinte for como ele, irá acolher com alegria
a mensagem, se ele não o acolher não insista, pois já se entregou ao Lobo,
enfim aceitem a hospitalidade dos que o acolhem e oferece alimentação e
abrigo. O discípulo missionário deve ocupar-se unicamente da missão que lhe
foi confiada, o resto eu providenciarei... (Buscai primeiro o Reino de
Deus...)
2. O universalismo
do Reino de Deus
Lucas é o evangelista da
misericórdia de Deus e do universalismo do Reino de justiça e amor, anunciado
por Jesus. Com a mesma perspectiva paulina, Lucas vê Jerusalém, e não a
Galileia, como centro de irradiação do cristianismo nascente. Porém, acentua
a dimensão universal do anúncio do Reino de Deus, não se restringindo às
comunidades cristãs de origem do judaísmo, que "estavam continuamente no
Templo, louvando a Deus" (Lc 24,53) e, depois, nas sinagogas. O envio
dos setenta e dois, em território dos gentios, só narrado por Lucas, amplia o
anterior envio dos Doze (Lc 9,1-6). As advertências e as instruções dadas
aqui são paradigmas para as comunidades missionárias que surgiram em
continuidade à missão de Jesus.
Oração
Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não
me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.
3. A NECESSIDADE DE OPERÁRIOS
Confrontando-se com a
grandiosidade da missão, Jesus reconhece a necessidade de contar com
colaboradores, para poder levá-la adiante, a contento. Depois de ter enviado
os doze apóstolos, o Mestre enviou, também, outros setenta e dois discípulos,
com a tarefa de preparar as cidades e povoados para a sua passagem, ou seja,
predispô-los para acolher a sua mensagem.
Os discípulos são orientados a
suplicar ao Pai - Senhor da messe - para enviar muitas outras pessoas,
dispostas a assumirem a missão evangelizadora. É ele quem tem a iniciativa da
vocação e da missão. Devem evitar qualquer pretensão humana de querer
arrogar-se tais dons. Todos dependem de quem os chamou e enviou.
Que tipo de operário requer-se
para o serviço do Reino? É preciso que seja uma pessoa cheia de coragem,
predisposta a viver na pobreza, capaz de adaptar-se a qualquer tipo de
acolhida que lhe for oferecida, disposta a partilhar a vida de quem a acolhe,
totalmente disponível para o serviço aos doentes e marginalizados, pronta a
viver a experiência do fracasso, com otimismo, sem deixar-se abater.
Quem tem estas disposições
internas, deve estar atento. Pode ser que o Senhor queira enviá-lo para
trabalhar na sua messe. Por que não dizer um sim corajoso e generoso?
Oração
Espírito de coragem e generosidade, predisponha-me para trabalhar na messe do
Senhor, concedendo-me os pré-requisitos necessários para um serviço eficaz.
|
XXVIII
SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem
poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Leitura (Efésios
1,11-14)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
1 11 Nele é que fomos
escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um
ato deliberado de sua vontade,
12 para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos
nossas esperanças para Cristo.
13 Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho
de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo
que fora prometido,
14 que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção
daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.
Salmo responsorial 32/33
Feliz o povo que o Senhor
escolheu por sua herança!
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Aos retos fica bem glorificá-lo.
Dai graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!
Pois reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.
Feliz o povo cujo Deus é o
Senhor,
e a nação que escolheu por sua herança!
Dos altos céus o Senhor olha e observa;
ele se inclina para olhar todos os homens.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós
esperamos! (Sl 32,22)
EVANGELHO (Lucas 12,1-7)
Naquele tempo, 12 1 os homens
se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam
uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: "Guardai-vos do
fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
2 Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido
que não venha a ser conhecido.
3 Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao
ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.
4 Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e
depois disto nada mais podem fazer.
5 Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem
poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este.
6 Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles
passa despercebido diante de Deus.
7 Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais
valor tendes vós do que numerosos pardais".
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Quem tem medo do
Lobo Máu...
Assim dizia o refrão desta
música infantil, cantada dentro da história, pelos três porquinhos Cícero,
Prático e Heitor, que se organizaram para enfrentar o Lobo Mau... O refrão
era uma forma de encorajamento. Quem não tem medo de algo, não é humano, pois
o temor faz parte da natureza humana e todo Herói destemido sem o seu ponto
fraco, ou como se diz, o seu calcanhar de Achiles.
Jesus diz abertamente a seus
discípulos nesse evangelho, que o Mal, no caso, a hipocrisia dos Fariseus,
cedo ou tarde será desmascarado, pois não resistirá ao Bem. A insegurança e o
medo fazem parte da vida na pós modernidade e em nosso dia a dia, quantas
situações em que nos sentimos inseguros e impotentes, a mercê das Forças do
Mal. São assaltos, violência contra as pessoas, atentados, dos quais nem o
Papa escapa, mortes e assassinatos, crimes hediondos, chacinas, a violência
no trânsito, nos estádios esportivos, brigas entre gangues, violência
policial, e vai por aí afora, isso tudo fora as intempéries do tempo e do
planeta, que apenas responde ás agressões que o homem lhe faz. A verdade é
que, todo dia o mundo pode acabar, para alguém, por uma dessas
circunstâncias.
O que Jesus coloca nesse
evangelho é o perigo de termos um medo exagerado das Forças do Mal, e recuarmos
diante dele, entregando os pontos, como se diz, quando se deixa de lutar, e
se reconhece a vitoria e a supremacia do "outro". Na vida de um
cristão isso jamais deveria ocorrer!
Simplesmente porque, o Bem que
parece oculto e fragilizado em nossa sociedade, vai atingir a sua plenitude
no Reino definitivo, pois o Mal já perdeu o primeiro Rond quando Jesus calou
o mundo com o seu supremo gesto de amor, ao morrer na cruz do calvário.
Não acreditar nesse Bem, é
loucura das parte do homem, pois a busca desse Bem, que só se encontra em Jesus Cristo, é que
dá pleno sentido á nossa Vida. e nada há de mais valioso neste mundo, do que
esse dom. Guardar do Fermento dos Fariseus, é justamente não dar trela aos
valores, ideologias, usos e costumes ditados pela Pós modernidade, e que
contrariam os valores do evangelho de Cristo.
Quem entrar nessa onda, e viver
em função desse imediatismo, sem considerar a escatologia que irá mostrar
quem é o verdadeiro vencedor, é sem dúvida alguma embarcar em uma canoa
"furada", é deixar a estrada e pegar o atalho, que não levará a
lugar nenhum...
2. A confiança em Deus
Diante de um ajuntamento de
milhares de pessoas, com certo exagero de Lucas, Jesus fala primeiro aos
discípulos, para depois, falar às multidões. De início temos a advertência a
não assimilarem a hipocrisia dos fariseus. Jesus, em contundente fala
anterior, denunciara esta hipocrisia (Lc 11,37-52). A seguir temos palavras
de estímulo aos discípulos para superarem o medo dos poderosos que matam o
corpo.
A morte não é a última palavra.
Devem se entregar confiantes e livres em Deus, dedicados ao anúncio do Reino.
As alusões aos pardais e aos cabelos são ditos populares sobre a ciência de
Deus. O medo perde sua força. Passa a vigorar a confiança em Deus que vela
por seus discípulos. É ele quem anula a morte com o dom da vida eterna.
Oração
Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam
meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável
a ti.
3. NÃO SE DEIXAR
CORROMPER
O mau exemplo tem um terrível
poder contaminador. É preciso estar atento para não se deixar levar. Os
discípulos de Jesus foram alertados a não imitar o procedimento dos fariseus,
cuja hipocrisia era bem conhecida.
O Mestre insistiu na inutilidade
de viver uma dupla vida, como acontecia com os fariseus, os quais escondiam
sua corrupção interior atrás de uma fachada de piedade. Atitude inútil e
ridícula porque quem engana o seu semelhante, não consegue enganar a Deus.
Por outro lado, haveria de chegar a hora em que as coisas escondidas seriam
reveladas pelo Pai do Céu e, então, apareceria a verdadeira identidade dos
fariseus. A hipocrisia, pois, não valia a pena. O exemplo dos fariseus não
devia ser seguido. Entretanto, não é fácil manter distância do mau exemplo.
A perseguição virá na certa! É
preciso que os discípulos superem o medo da morte, tornando-se livres diante
dela. Só Deus merece ser temido, pois em suas mãos está a destino eterno de
todas as criaturas. Ele é o Senhor da vida e da morte. O máximo que os
inimigos poderão fazer será tirar a vida física dos discípulos. Nada mais!
O discípulo permanece sempre
atento. Portanto, quando recusa seguir algum mau exemplo é porque deseja ser
fiel ao Pai.
Oração
Senhor Jesus, livra-me de seguir os maus exemplos, nem permitas que eu imite
quem se comporta de maneira incompatível com a vontade do Pai.
|
XXVIII
SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem
poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Leitura (Efésios
1,15-23)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
1 15 Por isso também eu, tendo
ouvido falar da vossa fé no Senhor Jesus, e do amor para com todos os
cristãos,
16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas
orações.
17 Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um
espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança
fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É
o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o
sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que
possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da
Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob
todos os aspectos.
Salmo responsorial 8
Vós destes o domínio ao vosso
Filho
sobre tudo o que criastes.
Ó Senhor nosso Deus, como é
grande
vosso nome por todo o universo!
Desdobrastes nos céus vossa glória
com grandeza, esplendor, majestade.
O perfeito louvor vos é dado
pelos lábios dos mais pequeninos.
Contemplando estes céus que
plasmastes
e formastes com dedos de artista;
vendo a lua e estrelas brilhantes,
perguntamos: "Senhor, que é o homem,
para assim vos lembrardes
e o tratardes com tanto carinho?"
Pouco abaixo de Deus o fizestes,
coroando-o de glória e esplendor;
vós lhe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés lhe pusestes.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas
sereis em todo lugar (Jo 15,26s).
Evangelho (Lucas 12,8-12)
Naquele tempo, 12 8 disse
Jesus: "Todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do
Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
9 mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
10 Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas
aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.
11 Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as
autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa,
12 porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis
dizer".
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Espírito Santo
Eis uma frase muito polêmica que
muitos pregadores em cima dela deitam e rolam, favorecendo esta ou aquela
eclesiologia, esta ou aquela tendência. Afinal o que é o tão falado
"Pecado contra o Espírito Santo", cada um tenta explicar de acordo
com os seus interesses, se eu for de uma teologia mais conservadora, claro
que vou dizer que, pecar contra o Espírito Santo é ser progressista, por
exemplo, usando uma outra linguagem, dissimulando a verdade. Se ao contrário,
eu for progressista, vou dizer que pecar contra o Espírito Santo é não pensar
desta forma, mas ser ultra conservador.
Na casa onde moramos só entra
quem nós permitirmos, se alguém entrar sem nossa autorização, é invasão de
propriedade. De maneira bem simples, pecar contra o Espírito Santo é eu não
aceitar, não acreditar e nem consentir que o Espírito de Deus haja em minha
vida. É fechar a porta da nossa vida e não admitir interferência de Deus,
mais ou menos o que já faz o homem da pós-modernidade. Acredito em Deus, mas
Ele que fique prá lá, e eu para cá, fazendo o que me der na cabeça, fazendo o
que eu acho certo, sem censura alguma. É o homem romper com Deus e levar a
sua vida a bel prazer, truncando qualquer ação do Espírito Santo,
recusando-se a perceber a presença do Divino em nossa existência.
Simplesmente porque o homem da
pós-modernidade pensa que Deus só atrapalha, porque quer anular a Vontade
Humana e parece até Cabo de Guerra, Deus puxa para um lado, e o homem para o
outro. Naturalmente, indispor-se contra o Espírito Santo é não reconhecer
Jesus diante dos homens, negando toda a obra da Salvação que ele realizou a
nosso favor.
No Espírito Santo, Deus e Homem
andam juntos, tornam-se parceiros, levando uma Vida em comunhão, blasfemar
contra o Espírito Santo é menosprezar o seu Poder, é negar a sua Graça
operante e santificante em nossa vida, é negar qualquer possibilidade de
Salvação, ou ao contrário, acreditar que ela poderá acontecer por meios
meramente humanos. Jesus de Nazaré movia-se na Força do Espírito Santo, como
ungido do Pai.
Assim também deverá ser cada
cristão, entretanto, apesar de todo Poder do Espírito, cada homem poderá
abrir ou fechar-se a essa ação, pois, Deus só faz se o homem consentir
fazendo uso da sua sagrada Liberdade...
2. Chamado ao testemunho
Prevenindo os discípulos contra
a doutrina dos fariseus, Jesus dá continuidade à sua fala.
Declarar-se por Jesus diante do
povo significa assumir a tarefa de testemunhar o seu amor libertador e
vivificante. Este testemunho implica a inserção na comunidade de discípulos,
onde se vive o amor fraterno e o serviço. A comunidade missionária é chamada
a dar o testemunho diante de todo o povo e ao mundo.
A blasfêmia contra o Espírito
Santo é a rejeição do próprio perdão e do dom da vida eterna por Deus. Os
chefes religiosos de Jerusalém, ao dizerem que Jesus estava possuído por um
espírito impuro, blasfemavam contra o Espírito Santo manifesto em Jesus. Na cegueira do
amor ao poder e ao dinheiro perde-se o amor, a paz e a própria vida.
A comunidade em missão estará sujeita
a perseguições e prisões que advirão. As provações de Jesus são também, ao
longo do tempo, as provações dos discípulos. Os verdadeiros discípulos,
conduzidos pelo Espírito Santo, são aqueles que deixam tudo e anunciam,
empenhando-se na libertação dos oprimidos e no serviço à vida a ser levada à
sua plenitude.
Oração
Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar
testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.
3. A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO
A vida do discípulo explica-se
como serviço total e exclusivo a Jesus e ao Reino anunciado por ele. Sua
função é a de dar testemunho e levar adiante sua missão, não retrocedendo
diante das dificuldades e dos desafios. A glória do discípulo consiste
exatamente em poder ser considerado digno de dar a suprema prova de sua fé:
entregar a própria vida. É assim que ele comprova seu amor a Jesus e a
sinceridade de sua opção.
Existem, porém, discípulos que,
quando confrontados por causa de sua fé, sentem-se incapazes de mostrar-se
valorosos. Chegam até mesmo a negar Jesus, declarando desconhecê-lo, como se
não fossem do número de seus seguidores. É a negação da condição de discípulo
e uma forma de desprezo pelo Mestre. Por isso, quando chegar a hora de
comparecer diante do Pai, Jesus não os reconhecerá como discípulos seus. O
gesto de renegar Jesus é expressão de falta de fé.
O Mestre havia garantido que os
discípulos poderiam contar com a ajuda do Espírito Santo, nos momentos de
dificuldade. Este seria seu defensor, dando-lhes coragem para enfrentar toda
sorte de acusação. Quem fraqueja, é porque não tem suficiente confiança na
ajuda prometida pelo Senhor. Pelo contrário, quem confia em Jesus e no
Espírito prometido, dará seu testemunho de discípulo e servidor do Reino.
Oração
Senhor Jesus, dá-me sempre o teu Espírito Santo para me sustentar e inspirar
quando eu for chamado a dar testemunho de ti.
|
Liturgia
do Domingo 21.10.2012
29º Domingo do Tempo Comum — ANO B
(VERDE,
GLÓRIA, CREIO – I SEMANA DO SALTÉRIO)
Dia mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária
__ "Eu não vim para ser servido, mas para servir" __
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados
irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO
DOMINICAL PULSANDINHO: O
Senhor mais uma vez nos reúne para a celebração da nossa Páscoa semanal. A
liturgia hodierna nos ajudará a compreender que a grande característica do
amor cristão se manifesta no serviço. O serviço é o lado prático e concreto
do mandamento do amor. Uma comunidade se distingue, portanto, pelo serviço
que presta em favor da vida. Por isso, a vida cristã não é uma carreira
religiosa em busca de prestígio social, mas é testemunho da luz do Evangelho
brilhando entre nós. Será que somos uma comunidade servidora que se dedica
para que a vida seja plena entre nós? Hoje, comemorando o "Dia Mundial
das Missões", rezemos pelos missionários e missionárias, intercedendo a
graça de sermos evangelizadores através do serviço fraterno.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO
DOMINICAL O POVO DE DEUS: Hoje
é o Dia Mundial das Missões e da Pontifícia Obra da Infância Missionária. É
para esta grande causa que as coletas de hoje são destinadas. Em comunhão com
o Sínodo dos Bispos, que se realiza em Roma, façamos das coletas desta Missa
nosso tributo à evangelização. Rezemos pelos missionários e missionárias que
entregam suas vidas pelo anúncio do Evangelho, pois ser missionário é, antes
de tudo, acolher o amor de Deus e levá-lo a toda a humanidade. Ainda nos
lembremos de que este é o mês da promoção dos dízimos na Arquidiocese, e que
o Dízimo é uma maneira bíblica de sustentar a comunidade, para que ela se
dedique sempre mais à evangelização.
Sintamos o júbilo real
de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos alegres
cânticos ao Senhor!
XXIX DOMINGO DO TEMPO
COMUM
Antífona da entrada: Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai
vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das
vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Comentário das Leituras:
O conjunto da liturgia da Palavra mostra o serviço de Jesus como atividade de
quem resgata a vida da morte pela entrega da própria vida. Neste sentido, o
ministério do apóstolo na comunidade não é poder e domínio, mas serviço
incondicional a exemplo do Mestre, que veio para servir e oferecer
gratuitamente a sua vida em resgate de todos.
Primeira Leitura (Isaías
53,10-11)
Leitura do livro do profeta Isaías.
53 10 Mas aprouve ao Senhor
esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório,
terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor
será por ele realizada.
11 Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o
enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas
iniqüidades.
Salmo responsorial 32/33
Sobre nós venha, Senhor, a vossa
graça,
pois, em vós, nós esperamos!
Pois reta é a palavra do Senhor
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.
Mas o Senhor pousa o olhar sobre
os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos
confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!
Segunda Leitura (Hebreus
4,14-16)
Leitura da carta aos Hebreus.
4 14 Temos, portanto, um grande
Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme
a nossa fé.
15 Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas
fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção
do pecado.
16 Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar
misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Jesus Cristo veio salvar,
viva Cristo, Cristo viva! (Mc 10,45)
EVANGELHO (Marcos
10,35-45)
35 Aproximaram-se de Jesus Tiago
e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos
concedas tudo o que te pedirmos."
36 Ele perguntou: "Que quereis que vos faça?"
37 Eles responderam: "Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à
tua direita e outro à tua esquerda."
38 "Não sabeis o que pedis", retorquiu Jesus. "Podeis vós
beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou
ser batizado?"
39 "Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós
bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu
devo ser batizado.
40 Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não
depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado."
41 Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42 Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são
considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes
exercem poder sobre elas.
43 Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre
vós, seja o vosso servo;
44 e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos.
45 Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a
sua vida em redenção por muitos."
FORMAÇÃO
LITÚRGICA
Intercessões
Após a segunda epiclese, temos
as intercessões, geralmente em número de três, nas quais se implora pela
Igreja viva e atuante aqui na terra, pela Igreja dos que já faleceram e
dormem o sono da paz, na esperança da feliz ressurreição, e, ainda, se
recorda a Igreja celestial que, com Maria, Mãe de Deus, os apóstolos e os
santos, intercedem por nós no céu.
TEXTOS BÍBLICOS PARA A
SEMANA:
2ª Vd – Ef 2,1-10; Sl 99 (100); Lc 12,13-21
3ª Vd – Ef 2,12-22; Sl 84 (85); Lc 12,35-38
4ª Vd – Ef 3,2-12; Cant.: Is 12; Lc 12,39-48
5ª Br – Ef 3,14-21; Sl 32 (33); Lc 12,49-43
6ª Vd – Ef 4, 1-6; Sl 23 (24); Lc 12,54-59
Sb Vd – Ef 4,7-16; Sl 121 (122); Lc 13, 1-9
30º DTC Jr 31,7-9; Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/. 3); Hb 5,1-6; Mc
10,46-52 (O cego de Jericó)
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. ENTRE VÓS NÃO SEJA
ASSIM
O dirigente de uma comunidade de
denominação cristã, deve ter sempre a prudência e sabedoria de Deus, para não
acabar incorrendo no mesmo erro dos apóstolos. A exortação rigorosa de Jesus
neste evangelho de São Marcos precisa soar constantemente aos nossos ouvidos:
“Entre vós não deve ser assim...”
Infelizmente, muitas comunidades
cristãs vão se tornando a cada dia que passa uma cópia autêntica das
instituições do mundo, onde o modo de viver das lideranças e ministros,
distoam do evangelho, porque se busca poder, prestígio, fama, sucesso e
outras honrarias.
Há certas distinções e
privilégios no seio da comunidade, que são uma verdadeira afronta ao
evangelho de Cristo. Em certas liturgias pomposas, o carisma que deveria
traduzir-se em serviço a favor dos irmãos e irmãs, acaba se tornando motivo
de ostentação e até estrelismo em alguns casos, pois desde os ministros até a
equipe de leitores, instrumentistas e cantores, ás vezes louva-se não a Deus,
mas si mesmo.
Não podemos como Igreja
anunciadora do evangelho, nos omitir e temos sim de reconhecer, com o coração
dilacerado de dor, que esta é uma realidade dos nossos tempos, porque já não
basta termos perdido a capacidade de nos indignar diante da falsidade de
muitos políticos e homens públicos, ainda acabamos consentindo entre nós este
grave pecado.
Os apóstolos Tiago e João, que
posteriormente viriam a se tornar santos mártires, derramando o sangue por
causa do evangelho de Cristo, naquele primeiro momento não tinham ainda
entendido a proposta de Jesus com o seu reino novo.
Pois de maneira até ousada e
petulante, quiseram exigir dele os cargos mais importantes, sentando-se um à
sua direita e outro à sua esquerda, quando viesse o seu reino de glória.
“Vocês não sabem o que estão pedindo” –censurou-lhes o Senhor.
O cálice que Jesus iria tomar
era amargo como fel e o Batismo que iria receber seria nas águas turbulentas
da rejeição e da humilhação. Tiago e João aceitaram tomar desse cálice e
receber esse batismo, mas realmente, naquele momento, continuavam sem fazer a
menor idéia do que aquilo iria significar em suas vidas.
Imaginavam um messias poderoso e
vencedor, imbatível e implacável contra os homens maus, mas as profecias de
Isaias já falavam de um homem esmagado pela dor e sofrimento; pensavam em ser
os primeiros, os mais importantes do grupo, para terem dos demais o prestígio
e o reconhecimento; mas Jesus ensina que devem se fazer escravos para servir
a todos.
Esperavam um messias dominador
que tomaria para si todos os reinados e impérios do mundo, e Jesus lhes
profetiza que o Filho do Homem entregará sua vida para resgatar a muitos, sua
preciosa vida, sua dignidade messiânica, suas prerrogativas de Filho do
Altíssimo, tudo em seu corpo seria esmagado na cruz do calvário, para trazer
a salvação àqueles que ele amou até o fim.
Jesus profetiza que os dois
discípulos um dia irão experimentar a amargura do cálice das tribulações,
rejeição, incompreensão e até a morte, passarão assim pelo Batismo de sangue,
derramado por causa do seu evangelho, mas mesmo que façam tudo isso, que trilhem
o mesmo caminho que ele irá trilhar, o lugar á direita ou a esquerda depende
unicamente do Pai. Esse lugar ao seu lado, no reino de Deus, já está
reservado aos homens que realmente acreditarem e mudarem a mentalidade e o
coração, por causa do Reino. Antes de ser uma conquista, esse lugar é dom de
Deus.
A reação dos demais, que ficaram
indignados com Tiago e João, mostra como todos ainda estavam longe de
entenderem a missão, a pessoa e os ensinamentos de Jesus, que com todo
carinho, amor e paciência, como um professor dedicado, percebendo que a
classe ainda não tinha aprendido a lição, vai repeti-la com muita calma, sem
exasperar-se.
Eles sonhavam com prestígio e
poder no meio do grupo, Jesus fala em serviço. Quem
quiser ser grande entre vós, e ser o primeiro, seja o escravo de todos,
porque o Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua
vida como resgate de muitos. Assim, Jesus desmonta diante deles qualquer
esquema de poder, não fala em vitória mas em fracasso e derrota, não fala em
tomar e conquistar o mundo, mas em dar a vida.
Comunidade cristã é por
excelência lugar de serviço, de dar a vida pelos irmãos, de entregar-se a
serviço do evangelho de Cristo, com toda coragem e desprendimento. Esse modo
de se viver na comunidade, sempre representa a perda de algo. Quantos
desistem no meio do caminho e cheios de mágoa desabafam: “Perdi meu tempo”.
Dar a vida é dar o nosso tempo
que é tão precioso, porém não o façamos almejando ganhar algo, mas sim para
imitar o Nosso Mestre e Senhor, Jesus de Nazaré, aquele que não é um Deus
distante, mas que sabe compadecer-se de nossas dores e fraquezas, como afirma
o apóstolo Paulo na segunda leitura dessa liturgia, porque ele foi provado em
tudo como nós, à exceção do pecado.
2. Crítica ao exercício
do poder
Encontramos em cada um dos três
evangelhos sinóticos (Mt, Mc, Lc) três "anúncios da Paixão", nos
quais Jesus adverte seus discípulos sobre as provações que ele pressente que
sobrevirão em Jerusalém, para onde se dirigem. Em sequência aos segundo e
terceiro anúncios, os evangelistas Mateus e Marcos narram a aspiração dos
discípulos por usufruírem o poder. Estes evangelistas fazem, assim, um
contraste entre o projeto libertador de Jesus, vulnerável à repressão dos
poderosos, e a incompreensão desses discípulos apegados à mentalidade de
disputa e conquista do poder. O episódio narrado no evangelho de hoje vem em
seguida ao terceiro anúncio da Paixão. Jesus e os discípulos estão se
dirigindo a Jerusalém e o ministério de Jesus se aproxima do fim. Depois de cerca
de três anos de convívio (outono de 27 à primavera de 30), os discípulos
ainda manifestam incompreensão em relação à novidade de Jesus. É João, um dos
discípulos mais próximos de Jesus, e seu irmão, Tiago, que manifestam suas
aspirações em estarem à direita e à esquerda de Jesus, imaginando que ele
assumiria o poder (a "glória") em Jerusalém. Porém,
quando Jesus é suspenso na cruz, são dois marginalizados que estão à sua
direita e à sua esquerda, em duas cruzes.
Diante das pretensiosas e
equivocadas reivindicações dos discípulos e das contendas entre eles, Jesus
faz uma crítica do exercício do poder neste mundo. Rejeitando, de maneira
generalizada, o abuso de poder dos chefes das nações e de seus grandes, Jesus
reafirma a novidade do Reino. Enquanto a sociedade é dividida entre poderosos
opressores e oprimidos explorados, Jesus propõe a conquista da unidade a
partir da humildade e do serviço, resgatando-se a vida dos mais excluídos e
marginalizados.
Na visão judaico-deuteronômica,
é pelo castigo e sacrifício que se purificam os pecados. O profeta Isaías
(Segundo Isaías) apresenta o povo exilado na Babilônia sob a imagem do
"Servo de Javé", que por seu sofrimento seria justificado e
glorificado com o poder, conforme o "projeto do Senhor" (primeira
leitura). Sob esta mesma visão, o sofrimento final de Jesus foi também assim
interpretado. A carta aos Hebreus (segunda leitura), a partir da imagem dos
sacerdotes que ofereciam os sacrifícios no Templo de Jerusalém, atribui a
Jesus ressuscitado o caráter de "eminente sumo sacerdote que atravessou
os céus"; esta eminência está no fato de que "Cristo se ofereceu a
si mesmo a Deus como vítima sem mancha" (Hb 9,14), ao mesmo tempo como
sacerdote e vítima. Louvar a cruz de Jesus como instrumento meritório de
salvação da humanidade é consequência da doutrina sacrifical do Antigo
Testamento. Esta compreensão não corresponde à realidade do Deus de amor, que
tudo cria pelo amor e a todos comunica sua vida divina e eterna pelo amor
carinhoso, paterno e materno.
Na encarnação, Deus nos deu seu
Filho, Jesus. E o próprio Jesus dedicou sua vida, convivendo com os
discípulos e as multidões, para a libertação e o resgate da vida de todos,
neste mundo. A vida de Jesus é um testemunho do amor que tudo transforma e
gera a vida que permanece para sempre.
Oração
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na
gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.
3. A GRANDEZA DE SERVIR
O Reino de Deus introduziu nova
ordem de relações entre as pessoas, muito diferente da mentalidade do mundo.
Para quem é mundano, a grandeza consiste em exercer o domínio sobre as
pessoas, e mostrar-se cheio de poder, porque a submissão lhe parece fruto do
medo. O serviço prestado ao tirano não resulta de um ato amoroso, mas
revela-se uma pesada obrigação.
O Reino, pelo contrário, segue
na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado
assume a feição do irmão a quem se deve amar e servir. O poder não é
utilizado para oprimir, antes, para libertar. A relação de escravidão
transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza, portanto, para o
discípulo do Reino não consiste em ser servido mas em servir e oferecer a
própria vida para que o outro possa crescer.
Foi por esta razão que Jesus
convidou Tiago e João a mudarem de mentalidade e pensarem segundo os
critérios do Reino. O pedido que fizeram ao Mestre talvez escondesse o desejo
de exercerem poder sobre os demais companheiros de discipulado, numa espécie
de dominação. Pretendiam ocupar um lugar de destaque junto de Jesus, para
usufruir do poder. Jesus denunciou esta maneira errada de pensar.
O discípulo deve espelhar-se
nele, enviado pelo Pai para colocar-se a serviço da humanidade e dar a vida
pela salvação de todos. Esta é a sua grandeza!
Oração
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na
gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.
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